Conferência de segurança chega ao Rio para discussão de desafios globais
Evento pós G20 começou com badalado jantar na Ilha fiscal, oferecido pela Embaixada da Alemanha, Consulado-geral e pela Conferência de Segurança de Munique
O Rio de Janeiro se torna palco, a partir de hoje, da Conferência de Segurança de Munique, um dos fóruns mais relevantes sobre segurança global, realizado desde 1963. No encontro, estão presentes líderes políticos, especialistas e representantes de organizações internacionais para debater os desafios contemporâneos de segurança.
Criada em plena Guerra Fria, a conferência surgiu como um encontro entre os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), com foco nas tensões entre Leste e Oeste. Após a queda do Muro de Berlim, o fórum ampliou sua participação para incluir países da Europa Central, Oriental e ex-repúblicas soviéticas. Posteriormente, os debates passaram a se concentrar também na Ásia, refletindo as transformações da política de segurança global e o impacto da globalização.
A programação no Rio de Janeiro começou com um jantar de abertura, nessa terça-feira (19), na histórica Ilha Fiscal, promovido pela Embaixada da Alemanha, pelo Consulado-geral no Rio de Janeiro e pela Conferência de Segurança de Munique, que tinha como anfitriões Bettina Cadenbach, embaixadora do país e o Cônsul-geral Jan Freigang. A data foi estrategicamente escolhida logo após o G20, favorecendo a presença de importantes lideranças internacionais já reunidos na cidade. Estiveram no evento, o Embaixador Carlos Márcio Bicalho Cozendey, Secretário de Assuntos Multilaterais Político do Itamaraty; o presidente do conselho da conferência de segurança de Munich, Wolfgang Ischinger; a ministra de segurança Argentina, Patrícia Bullrich; o Ministro de relações exteriores de Honduras, Eduardo Enrique Reina García; Renato Rodrigues de Aguiar Freire, chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil; o secretário de estado do ministério da fazenda alemão, Heiko Thoms; vice-ministro de cooperação econômica e de desenvolvimento da Alemanha, Nils Annen; embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf ; Bruno Costa, superintendente de relações internacionais do Estado do RJ; Antônio Mariano, coordenador relações internacionais da cidade do RJ e os cônsules-gerais da Itália, Peru, Argentina, Bélgica e Romênia.
Nessa quarta-feira (20) e quinta-feira (21), acontecem as discussões no Hotel Grand Hyatt, com foco em temas como segurança cibernética, cooperação internacional e conflitos regionais. O evento reforça o papel do Brasil como um centro de diálogo sobre questões globais e destaca a crescente integração do país nos debates sobre segurança internacional.