Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Carnaval 2025: escolas do Grupo Especial revelam surpresas

De fantasias a alegorias, carnavalescos de Viradouro, Mangueira, Salgueiro e Portela compartilham elementos marcantes dos espetáculos na Sapucaí

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 fev 2025, 14h48 - Publicado em 21 fev 2025, 14h23
Imagem do desfile da Unidos do Porto da Pedra em 2024.  (Daniel Ramalho/2024/Veja Rio)
Continua após publicidade

A coluna teve acesso a informações exclusivas sobre o que as escolas do Grupo Especial irão apresentar nos desfiles da próxima semana. Cada agremiação destacou fantasias, alegorias ou elementos cenográficos que prometem marcar o Carnaval. Deixamos as escolhas a cargo dos carnavalescos. Da campeã Viradouro à tradicional Mangueira, as escolas deram um gostinho do que vem por aí.

Viradouro

PHOTO-2025-02-20-16-49-03_d2f223
(Viradouro/Divulgação)

A Unidos do Viradouro, campeã do Carnaval 2024, cujo enredo “Malunguinho: O mensageiro de três mundos” é assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon,  promete surpreender com o quinto carro alegórico, Nas Veredas da Encruza, que representa Exu-Trunqueiro. O termo “Trunqueiro” remete às “tranqueiras”, simbolizando aberturas, portas e porteiras, cujas chaves sagradas pertenciam a Malunguinho. A alegoria destacará o festejo regional em homenagem a ele em Pernambuco. Com 18 componentes, o carro trará efeitos de dança circense, um equipamento de ginástica de Trampolim e diversas surpresas para o público.

Salgueiro

Continua após a publicidade
Ala 03 – Bixirins_04
(Salgueiro/Divulgação)

O Salgueiro, que trará para avenida o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado” do carnavalesco Jorge Silveira,  explora as origens do fechamento de corpo no Brasil. O samba traz o verso “sou herança dos malês”, que remete à influência do Império Mali e do islamismo. O figurino da ala 3 homenageia os Bixirins, sacerdotes muçulmanos que confeccionavam amuletos com passagens do Alcorão, acreditando em sua proteção contra forças negativas. Esses amuletos, conhecidos como “bolsa de mandinga”, tornaram-se símbolo de proteção e poder sobrenatural no Brasil.

Mangueira

Continua após a publicidade
Escolas do Grupo Especial revelam destaques artísticos para os desfiles.
(Felipe Tinoco/ Mangueira/Divulgação)

Na ala 18, O Rio Celebra de Branco, a Mangueira, que tem como enredo “A Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões” do carnavalesco  Sidnei França,  raz a relação entre a virada do ano e práticas religiosas de origem banta. A ala faz referência aos Omolocôs, cultos bantos que influenciaram a Umbanda e cujas celebrações de ano novo lideradas por Tata Tancredo nas praias cariocas popularizaram o uso do branco e os fogos de artifício.

Portela

Continua após a publicidade
Escolas do Grupo Especial revelam destaques artísticos para os desfiles.
foto: Joao Maia/Portela (Portela/Divulgação)

A Portela aposta na força e na fé das mulheres. Em uma ala repleta de baianas, as marias marias portelenses celebram a vida, o amor e a fé. A procissão é um tributo às mulheres reais da escola, que desfilam em um relicário de graça e sonho, reafirmando o poder feminino na avenida. A azul e branco de Madureira tem como enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”, dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.