Imagem Blog

As Ruas do Rio

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog sobre as ruas do Rio de Janeiro

Um passeio pela Vila da Penha

Acompanhe a expedição pela “particular” Avenida Meriti e as ruas Professor Paula Aquiles e Paula Barros, na Vila da Penha   O entorno das ruas fotografadas, que ficam bem próximos à Praça Aquidauana e o Carioca Shopping. por Pedro Paulo Bastos Para os maus conhecedores da geografia carioca, os bairros da Penha, Penha Circular e Vila da […]

Por Pedro Paulo Bastos
Atualizado em 25 fev 2017, 19h29 - Publicado em 1 fev 2012, 22h38

Acompanhe a expedição pela “particular” Avenida Meriti e as ruas Professor Paula Aquiles e Paula Barros, na Vila da Penha  

mapa_pfpaulaaquiles
O entorno das ruas fotografadas, que ficam bem próximos à Praça Aquidauana e o Carioca Shopping.

por Pedro Paulo Bastos

Para os maus conhecedores da geografia carioca, os bairros da Penha, Penha Circular e Vila da Penha poderiam ter o mesmo significado e localização. Afinal, “é tudo Penha”. Certo, agora vá falar isso para um morador da Vila da Penha, e veja como ele vai reagir. Já não é mais nem a questão de discordar da afirmação, e sim de agradar ou não ao ego do cara. Isso porque, hoje, a Vila da Penha é um bairro cheio de pompa dentro do subúrbio, um lugar que respira qualidade de vida dentro de uma região da cidade que fora bastante maltratada ao longo dos anos. Não possui a mesma tradição que a Penha, nem o ar meio apagadinho da Penha Circular, mas tem vida própria, um shopping próprio em suas imediações, uma quantidade razoável de lançamentos imobiliários e uma galera bastante orgulhosa de morar onde mora. Um verdadeiro oásis no subúrbio da Leopoldina.

papf16_16
Prédio na Rua Paula Barros,
visto através da Prof. Paula Aquiles

Minha relação com a Vila da Penha é praticamente nula, embora tenha passado muito por lá de carro com o meu pai em função do seu emprego, que o faz rodar toda a cidade. Desde cedo aprendi a diferenciar as paisagens dentro da zona norte pelos bairros. Por vezes, elas parecem homogêneas, muito constantes, e do nada aparece um ou outro lugar mais arrumadinho que chame a atenção. Vicente de Carvalho, por exemplo, tem um aspecto mais favelizado. Desloque-se para os arredores da Praça Aquidauana, bem próximo ao metrô, que a coisa começa a mudar de figura. Por lá é a divisa com a Vila da Penha, com suas transversais ao longo da Avenida Meriti. Tem outra rotina, outro cenário, bem menos depredado que o primeiro. Sempre reconheci isso pela janela do carro, e venho acompanhado desde então, pelos jornais e pela internet, a evolução da qualidade de vida por essas bandas.

Continua após a publicidade

A rua mais famosa de lá, sem dúvidas, é Avenida Oliveira Belo, que tem quase a mesma função que o calçadão de Copacabana nos dias de domingo.  A avenida fica fechada e vira espaço para lazer e prática esportiva. Essa, aliás, é uma das minhas memórias (automotivas) pela Vila da Penha. No entanto, para o meu registro fotográfico, eu fui à Rua Professor Paula Aquiles em busca de uma paisagem mais típica e residencial. Comecei a caminhada a partir do seu início, na esquina com a Rua Engenheiro Lafayete Stockler, que tem um paredão cinza cheio de propagandas grafitadas no estilo “Vovó-de-Não-Sei-das-Quantas-traz-seu-amor-em-3-dias”.  É feio, mas um cenário bastante recorrente nos muros do Rio.

papf3_3 papf11_11
O trecho inicial da Rua Professor Paula Aquiles: residências espaçosas, jardins e o Clube Beneficente dos Sargentos da Marinha, em letreiro azul. 

papf12_12 papf13_13
No cruzamento com a Rua Marco Pólo, o típico comércio regional, formado pelo Bar do Kabeça e um açougue.

Exatamente nessa esquina, já se depara em meio a telhados baixos o símbolo dos tempos modernos: um edifício novato, de varandas, voltado para a classe média. Nessa parte da zona norte, a verticalização ainda é tímida, fazendo com que tais edifícios residenciais se sobressaiam por destoarem do padrão. Além disso, acostumado a ver muitas casas pichadas e mal conservadas pelo subúrbio, fiquei surpreendido com a qualidade das residências ao longo da Rua Professor Paula Aquiles nesse primeiro trecho.  São casas grandes e espaçosas, a grande maioria com jardins e muro baixinho. Umas mais modernistas, outras mais tradicionais, com a imagem do santo protetor no topo da fachada. Até mesmo pela calçada há a presença de seguidos canteirinhos com árvores pequenas, que ornamentam a rua de forma simpática. Os poucos edifícios que têm por ali são mais antigos, desses sem elevador, além do Clube Beneficente dos Sargentos da Marinha, que parece agitar a calmaria da rua em dias de eventos.

Continua após a publicidade

O cruzamento com a Rua Marco Pólo tem um lado comercial forte, de apelo mais regional. Sob um pequeno prédio velho, cuja fachada mal cuidada acentua ainda mais os anos vividos, funciona um açougue cheio de cartazes informando o preço da margarina e das coxas de frango. As amendoeiras na parte frontal do açougue crescem timidamente com suas raízes pelas calçadas, onde também ficam bicicletas -soltas ou presas- enquanto os fregueses vão às compras. Na calçada ao lado, o Bar do Kabeça anuncia, num painel portátil de lona escrito à giz, os pratos do dia: peixe com legumes ou carne assada com espaguete, por simbólicos R$ 8. O cheiro é bom, mas as mesas ainda estavam vazias. Uma enorme casa amarela faz jus à quantidade de placas ao longo da rua indicando sua localização. Ali funciona a fábrica e o show-room da loja Floresdama, que confecciona flores plásticas, réplicas aquáticas, produtos para pássaros, flaconetes para perfumes e flores em tecido. Dei uma olhada por dentro e realmente o ambiente é espaçoso e convidativo. Fica a dica!

papf15_15 papf20_20
O galpão onde funciona a Floresdama, especialista em flores plásticas, e uma das casas charmosas na vila particular da Avenida Meriti .

papf21_21 papf23_23
O panorama da vila particular situada à Avenida Meriti, que interliga as ruas Professor Paula Aquiles e Paula Barros. À direita, as barras de ferro que sinalizam, de forma improvisada, o caráter particular da rua.

papf50_50
 
Continua após a publicidade

O fim da Rua Professor Paula Aquiles é muito mal sinalizado. Aliás, não vi a presença de nenhuma placa-pirulito nos arredores; você tem que caçar as placas de parede para situar-se. Nesse caso, a má sinalização por ali é um pecado pois o que parece ser o trecho final da Professor Paula Aquiles, na esquina com a Avenida Meriti, na verdade, trata-se de uma vila particular. O desenho do mapa pode te fazer entender – o conjunto de ruas está grafado em cinza. A continuação da Rua Professor Paula Aquiles seguiria até a Avenida Meriti, mas justamente esse trecho, inclusive a transversal que finda na Rua Paula Barros, faz parte de um terreno particular, que tem como endereço a Avenida Meriti! Foi muito difícil de entender o porquê disso, pois a rua é aberta ao público, e geralmente vilas são protegidas por portões. De um lado, sim, vê-se um portão, e do outro, nenhum. 

No entanto, no encontro com a Rua Paula Barros, o caráter de “vila particular” é comprovado pela existência de barras de ferro que impedem a passagem de veículos. Enfim, uma dinâmica meio complicada de se entender, mas merecedora de respeito. Por ser vila particular, as casas são ainda melhores e muito bem cuidadas. Muitas delas, já pela fachada, se declaram espaçosas; outras foram construídas em terrenos mais estreitos, o que lhes confere um ar de mais aconchego. Não posso esquecer de elogiar a limpeza dessa rua – acho que o único fator negativo dali seriam os matinhos já razoavelmente altos pelo meio-fio, o que não é tão negativo assim para falar a verdade.

Estiquei meu roteiro pela Rua Paula Barros, essa sim uma rua mais verticalizada, e pela aparência, a transformação é de data recente. Um imponente prédio vermelho margeado por pequenas palmeirinhas bem encaixadas em quadrados verdes abre um clarão (ou um vermelhidão)  à via.  Os prédios se repetem, com a diferença de que a ausência de tráfego exporta todo o som dos apartamentos e casas para a rua. Em uma varanda, escutava-se uma animada conversa telefônica de uma senhora. Na outra, mais adiante, um sambinha em volume considerável ao realizar das tarefas domésticas. Tudo muito saudável. Ciente de que meu passeio já estava concluído, retornei à Avenida Meriti, onde fica o Carioca Shopping, por sinal, e lá, outros sons me detiveram: o das kombis, com o anúncio estridente dos seus itinerários. Isso sim é prejudicial aos ouvidos…

fbruas%25252520c%252525c3%252525b3pia

Continua após a publicidade

Para ver mais fotos das ruas Professor Paula Aquiles e Paula Barros, na Vila da Penha, curta a página do As Ruas do Rio no Facebook!

Para contato direto | asruasdorio.contato@gmail.com

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.