Imagem Blog

As Ruas do Rio

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog sobre as ruas do Rio de Janeiro

Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo

Poderia ser um belo de um condomínio fechado, mas, para a nossa sorte, esse conjunto de ruas em Santa Teresa é aberto ao público. A bifurcação das ruas Filadélfia (à esquerda) e Fonseca Guimarães, em Santa Teresa, na zona central do Rio. A casa rosa ao fundo fica na Rua Paschoal Carlos Magno. por Pedro […]

Por Pedro Paulo Bastos
Atualizado em 25 fev 2017, 19h26 - Publicado em 27 mar 2012, 02h03

Poderia ser um belo de um condomínio fechado, mas, para a nossa sorte, esse conjunto de ruas em Santa Teresa é aberto ao público.

Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo
A bifurcação das ruas Filadélfia (à esquerda) e Fonseca Guimarães, em Santa Teresa, na zona central do Rio. A casa rosa ao fundo fica na Rua Paschoal Carlos Magno.

por Pedro Paulo Bastos

O Largo do Guimarães em um sábado ensolarado oferece uma sensação bastante estrangeira ao carioca que passeia por Santa Teresa. A movimentação intensa, agora sem os tão queridos bondes, é formada por gente de cabelo louro quase branco, acompanhado de olhos muito claros, pele avermelhada, pochetes, câmeras fotográficas potentíssimas presas ao pescoço e aqueles pocket books de turismo no Rio nas mãos. Os bares da Rua Paschoal Carlos Magno já fervilham às onze da manhã, e a predominância gringa fica ainda mais evidente. Como a rua é estreita e o vai-e-vem é grande, lembra à beça aquelas cidades cenográficas do Projac, lotada de figurantes em cena de novela. A diferença é que ali se trata de um bairro real.

Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo

Bem ao lado do Bar do Mineiro, um dos locais gastronômicos mais simbólicos de Santa Teresa, uma igreja imponente e bastante velha chama a atenção dos não-moradores e de suas respectivas câmeras. É a Paróquia Episcopal Anglicana São Paulo Apóstolo, construída no início do século passado. Poderia ter uma aparência melhor, embora seu aspecto velho contribua ainda mais para o charme meio rústico do bairro. E foi justamente ao lado, na sua esquina, onde me embrenhei para percorrer mais um conjunto de ruas: as agradabilíssimas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo.

Continua após a publicidade

Para acessá-las, só há uma entrada para automóveis, controlada por uma cancela nas imediações da Rua Fonseca Guimarães com a Paschoal Carlos Magno. Geralmente sou questionado quando ultrapasso ruas com cancela, ainda quando porto a câmera na mão. Em Santa Teresa não fui barrado, mas quase fui xingado por um morador ao me ver enquadrando o prédio onde morava em uma das minhas fotos. Fico triste quando desconfiam de mim ou me limitam quando fotografo, mas compreendo a preocupação. Só me resta a lamentação de ainda vivermos numa cidade onde a violência é um fato. Nesse caso, toda prevenção é pouca, mas não vou deixar de fazer esse trabalho pois o considero de utilidade pública. Um dia, num futuro distante, pretendo reunir todo esse meu “acervo fotográfico” de ruas, que venho acumulando desde 2009, para disponibilizá-lo de alguma forma para estudos, pesquisas e afins.

Esse conjunto de ruas em Santa Teresa poderia muito bem ser um condomínio fechado. Como vocês podem ver no mapa, tem o formato de um círculo, só um acesso, apesar de eu ter encontrado uma trilha em forma de escadas mais adiante, na Rua Filadélfia. Essa, aliás, começa numa bifurcação com a Fonseca Guimarães, que no seu primeiro trecho é mais vazia de residências, com a relevância de encontrar-se ali a lateral da Paróquia Episcopal Anglicana São Paulo Apóstolo. A Rua Filadélfia, em um primeiro panorama, é de subida, com chão em paralelepípedo, gramado já crescidinho, e um paredão de pedra que remete em muito às ruas antigas da cidade. Lembrei demais da Ladeira da Misericórdia, no Centro, acesso para o já inexistente Morro do Castelo. Essa imagem é única na minha memória, desde os tempos de escola. O Morro do Castelo é minha referência em Rio Antigo.

Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo
O pequeno e simpático edifício amarelo é uma exceção na Rua Filadélfia, constituída por casinhas e casarões. No seu encontro com a Rua Triunfo, um mirante, de onde se pode ver parte do bairro.

A Rua Filadélfia não é muito extensa, mas é loteada de casas espaçosas e pequenos edifícios. Um dos detalhes que chama a atenção são as janelas inferiores, dos pisos abaixo do nível da rua, algo não muito comum na arquitetura contemporânea. Muitas das fachadas têm cores vivas e fortes, como um edifício amarelo e uma casinha vermelha, com detalhes em ciano. Não posso esquecer de mencionar o verdão “aguado” de um casarão na esquina com a Rua Fonseca Guimarães, também bastante apreciável. No encontro da Filadélfia com a Triunfo há uma espécie de mirante, de onde é possível observar boa parte da colina onde está Santa Teresa e o ir-e-vir dos microônibus, que agora substituem totalmente os bondes. O mirante é rodeado por um jardim de pequenos vasos de cactos. Muito bacana.

Continua após a publicidade

Já poderia ter comentado logo no início dessa postagem sobre as luminárias públicas, mas preferi incluí-las no meu roteiro pela Rua Triunfo. Sim, não estou falando destes postes cinzentos horrorosos que temos por aí, mas sim de luminárias clássicas. Em dezembro, quando rodei pela região da Rua Cruz Lima, no Flamengo, achei a base original de um antigo poste, dos tempos do Estado da Guanabara. A parte superior, no entanto, fora modificada por modelos mais atuais. Depois descobri que esses postes estão em mais lugares do que eu imaginava, como Catete, Tijuca, Maracanã, Botafogo… A diferença é que em Santa Teresa a luminária também está intacta, o que é um barato. No ambiente charmoso e histórico da Rua Triunfo, esse detalhe faz toda a diferença.

Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo
Acima, algumas das residências da Rua Triunfo, cheia de cores vibrantes. Na imagem à direita é possível avistar a luminária comentada anteriormente.

Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo
A pousada Castelinho 38 funciona numa casa de estilo eclético, com fortes inspiração militar medieval. Ao lado, residência com janelinhas inferiores. 

Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo

Continua após a publicidade

Acredito que essa região do bairro seja uma das partes mais nobres, porque é incrível como os imóveis são antigos, bem conservados e com fins residenciais. Na Lapa, por exemplo, onde se vêem muitas casas e prédios do mesmo porte, a energia parece estar meio apagadinha, pouco alegre, apesar de estar sofrendo uma série de intervenções que a estão revitalizando. A Rua Triunfo é viva, bucólica, mas, ao mesmo tempo, com alta penetrabilidade solar. Os quintais são arborizados, os gatos circulam pelas calçadas, pulando de grade em grade, e poucas vozes são ecoadas pelo silêncio infinito que ali impera. Até mesmo o Castelinho 38, uma charmosa pousada instalada num casarão de estilo eclético, que realmente lembra um castelo, e que supostamente deveria ter um movimentado mais agitado, é, nas aparências, de uma calmaria só.

Mais uma curva e voltamos à Rua Fonseca Guimarães, por onde iniciei a caminhada. Essa curva é um verdadeiro recanto verde; muitas árvores e um coqueiro bonitão, na entrada simpática do edifício rosa situado no terreno estreito entre os dois logradouros. O melhor mesmo desse trecho é o casarão lindo que fica logo no início da Fonseca Guimarães. O gradil verde que a cerca é mais decorativo que protetor. Muitas palmeiras, janelas grandes, porta arredondada e piso impecável. A fachada é elegante e discreta. Fantástico que tenhamos algo tão bem conservado e dessa “categoria” aqui no Rio.

O panorama da Rua Fonseca Guimarães tem elementos parecidos com os das ruas vizinhas. Ela é margeada por um novo paredão de pedra, que sustenta as casas da Rua Triunfo. Do outro lado, uma selva de árvores e plantas, contempladas pelas mesmas luminárias públicas originais. As casas baixinhas permitem uma visão mais abrangente dos morros verdinhos de Santa Teresa e suas casas coloridas espaçadas entre um punhado de árvores e outro. O sobrado rosa, onde funciona uma lojinha meio brechó na Rua Paschoal Carlos Magno, bem em frente à Rua Fonseca Guimarães, indica que dei a volta completa. De novo a entrada da Rua Filadélfia, de novo a cancela. Minha impressão? Santa Teresa é, definitivamente, o bairro que mais define a essência carioca. Eu acho…

Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo
O número 55 da Rua Fonseca Guimarães é um verdadeiro monumento; tem um estilo neogótico, em meio a um terreno amplo e arborizado. Já o restante da rua é formado por casas menos glamurosas, mas não menos aprazíveis.  

Continua após a publicidade

Santa Teresa: ruas Fonseca Guimarães, Filadélfia e Triunfo

Vou colocar mais fotos da ruas Filadélfia, Triunfo e Fonseca Guimarães na página do As Ruas do Rio no Facebook. Curte lá para ver!

Para contato direto | asruasdorio.contato@gmail.com

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.