As placas do Novo Camarão, em Santa Cruz
Acerca da minha publicação sobre as placas de rua no final de dezembro, que, na minha observação, contemplam mais as ruas dos bairros mais nobres que as dos bairros mais populares, recebi um e-mail do leitor André Ribeiro discordando de alguns pontos. Ele falou que na comunidade de Novo Camarão, em Santa Cruz, zona oeste […]
Acerca da minha publicação sobre as placas de rua no final de dezembro, que, na minha observação, contemplam mais as ruas dos bairros mais nobres que as dos bairros mais populares, recebi um e-mail do leitor André Ribeiro discordando de alguns pontos. Ele falou que na comunidade de Novo Camarão, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, os postes com sinalização de logradouros foram implementados na maioria das esquinas, contrariando o meu suposto argumento de que os postes não existiriam em áreas mais populares do município. (Valeu pela participação, André!)
Quem me leu atentamente pode ter percebido que apenas ressaltei que as placas estão mais concentradas em áreas economicamente mais dinâmicas, o que implica num maior número de postes nos bairros ao redor do Centro, da zona sul e da Barra, do que em outras regiões. Bairros do subúrbio e da zona oeste, de acordo com o que tenho visto, têm recebido as placas mais nas esquinas de ruas movimentadas do que nas suas vias internas. O próprio desenho e entrelaçamento das ruas nessa área da cidade é mais confuso do que os “tabuleiros de xadrez” da zona sul, fáceis de localização, o que mereceria uma atenção maior da prefeitura e da Plamarc, a prestadora deste serviço.
De qualquer modo, o André me cedeu essas fotos do conjunto Novo Camarão, agraciado pelo projeto Bairro Maravilha da prefeitura em 2010. Fiquei contente de saber que esses “vazios”, no que tange às placas, são mais pontuais do que determinísticos. Ou seja, apesar de algumas áreas não serem tão rentáveis para publicidade – o que imagino ser um fator de manutenção das placas -, elas podem estar em qualquer lugar independente da condição financeira do bairro ou de qualquer outro critério duvidoso. Se a sua rua não tem, insista! Vocês podem ligar para o 1746 (existe um aplicativo para smartphones deste serviço também) e fazer o pedido. Não esqueça de anotar o protocolo e acompanhar o andamento do processo.
Acesse a página do As Ruas do Rio no Facebook! Não esqueça de curtir a página!
Para contato direto | asruasdorio.contato@gmail.com