LIVE! Run XP acelera no RJ e mira meia-maratona Brasil-Paraguai em 2026
Com 3 provas no Rio, incluindo 21K no Aterro, a Live projeta 80 corridas para 2026, estreia no triatlo e maratona, e prova binacional em Foz do Iguaçu
Confesso: passei a acompanhar a LIVE! quando ela virou assunto no pórtico. Fundada em 2002, a marca é referência consolidada em moda esportiva feminina, com projeção de faturamento anual chegando a R$ 1 bilhão. Mas hoje, chama a atenção por um motivo além da roupa e que ajuda a explicar esse crescimento: a grife entrou para valer no calendário das corridas de rua com o LIVE! Run XP, que nasceu há três anos em uma prova para cerca de 300 pessoas e fecha 2025 com 51 corridas no ano, mais de 140 mil participantes e o feito de ser o único circuito de corrida com presença em todos os 27 estados do país.
Para 2026, o calendário será ampliado para 80 corridas e um inédito triatlo, com forte chance de acontecer no Rio. A cidade segue como uma das praças protagonistas do circuito, com três provas previstas ao longo do ano. “É até difícil encontrar adjetivos para falar da beleza que é correr no Rio: para onde você olha tem um ponto turístico e um visual inspirador, o que torna a experiência única. O calendário de corridas da cidade está cada vez mais disputado, mas o nosso sonho é voltar para o Aterro do Flamengo com os nossos 21 quilômetros”, antecipa Bruno Lustre, head de marketing da LIVE!.
Em paralelo, há um movimento para fora do país. A prova de Foz do Iguaçu, realizada neste fim de semana, será ainda maior em 2026: o plano é que ela vire uma meia maratona binacional, com uma parte do percurso no Brasil e outra parte no Paraguai. A expansão inclui novas operações da LIVE! no país vizinho. “Vamos abrir lojas no Paraguai”, adianta Bruno, em primeira mão.
E isso é só o começo. No pacote de 2026, outra novidade será a 1ª maratona do circuito, já confirmada para agosto em Brasília, e no formato de dois dias de evento com direito a pacote completo de ativações, incluindo corrida kids. No próximo ano, a LIVE! Run XP também orquestra mais 14 meias maratonas, com um atrativo diferenciado: premiação voltada também a atletas de elite.
Some-se a isso 30 etapas de 5K e 10K, e 20 provas com distâncias intermediárias. Para completar, a categoria “Experience”, voltada a destinos mais premium, será ampliada para 15 eventos em destinos como Gramado, Bonito, Trancoso e Búzios, além de abrir espaço para três etapas de trail running e três provas-piloto em vinícolas, conectando corrida a uma experiência de enoturismo.
Para sustentar esse crescimento em escala, Bruno frisa que a parte técnica não é diferencial, é obrigação. “Percurso aferido, hidratação gelada e bem posicionada, sinalização e segurança. Isso é o mais primordial. Temos uma equipe interna com uma experiência gigantesca em corridas e triatlo”, ressalta ele, lembrando que não cumprir esses itens hoje compromete o próprio futuro do evento.
A partir daí, se desenha a experiência padrão: kit com mimos de parceiros que acrescentam algo além do básico e uma arena desenhada para prolongar o pós-prova, com ativações, personalização de medalhas e camisetas, música e pontos de convivência. A corrida kids é outro diferencial, com provas para crianças de 3 a 13 anos, percursos lúdicos e área de lazer que transforma a prova em programa de família.
“A pessoa hoje não quer só correr e ganhar medalha, ela quer viver o evento como um todo. A nossa visão é criar um ambiente de entretenimento e pertencimento para toda a família, como um grande festival”, destaca Bruno. Outro exemplo de ativação que dá certo é a camiseta finisher que, segundo ele, vira troféu no dia a dia pós-prova. “A pessoa usa com orgulho na academia, no lazer, para mostrar que completou a prova”, diz, orgulhoso.
Outro pilar dessa expansão é a relação com assessorias esportivas, que tende a ganhar tração em 2026 com o plano da marca de patrocinar assessorias de forma escalável, oferecendo benefícios, uniformes e descontos para alunos. “Cerca de 30% a 40% das inscrições de qualquer evento vem proveniente de assessorias esportivas. Vamos começar a construir o nosso evento com elas”.
Como corredora, vejo na prática como as assessorias influenciam escolha de prova e consumo. A LIVE! acerta em cheio ao chegar para ficar presente nesse dia a dia, e eu fico feliz que minha assessoria esteja nos planos da marca. Na prática, teremos mais provas, novos desafios, mais corridas-desejo e mais corredores nas pistas. E o Rio, como sempre, convidando para correr junto.
Liesa anuncia calendário dos ensaios técnicos para o Rio Carnaval 2026
Alô, Zona Norte: Ferreirinha abre unidade no Méier
Ilha de Paquetá renova os ares e vira destino alternativo para os cariocas
Revolta das Helenas: empreendimento imobiliário vira caso de polícia no Leblon
Em festa, frase para Cris e Eduardo Paes: “Na minha vocês não vão”





