Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Aline Salcedo

Por Aline Salcedo, jornalista e maratonista que corre atrás de boas histórias Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

LIVE! Run XP acelera no RJ e mira meia-maratona Brasil-Paraguai em 2026

Com 3 provas no Rio, incluindo 21K no Aterro, a Live projeta 80 corridas para 2026, estreia no triatlo e maratona, e prova binacional em Foz do Iguaçu

Por Aline Salcedo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 dez 2025, 11h17 - Publicado em 8 dez 2025, 11h01
Live Run XP planeja 80 corridas e triatlo para 2026 (com forte chance de ser no Rio)
Live Run XP planeja 80 corridas e triatlo para 2026 (com forte chance de ser no Rio) (Ginza Studio/LIVE! RUN XP/Divulgação)
Continua após publicidade

Confesso: passei a acompanhar a LIVE! quando ela virou assunto no pórtico. Fundada em 2002, a marca é referência consolidada em moda esportiva feminina, com projeção de faturamento anual chegando a R$ 1 bilhão. Mas hoje, chama a atenção por um motivo além da roupa e que ajuda a explicar esse crescimento: a grife entrou para valer no calendário das corridas de rua com o LIVE! Run XP, que nasceu há três anos em uma prova para cerca de 300 pessoas e fecha 2025 com 51 corridas no ano, mais de 140 mil participantes e o feito de ser o único circuito de corrida com presença em todos os 27 estados do país.

Para 2026, o calendário será ampliado para 80 corridas e um inédito triatlo, com forte chance de acontecer no Rio. A cidade segue como uma das praças protagonistas do circuito, com três provas previstas ao longo do ano. “É até difícil encontrar adjetivos para falar da beleza que é correr no Rio: para onde você olha tem um ponto turístico e um visual inspirador, o que torna a experiência única. O calendário de corridas da cidade está cada vez mais disputado, mas o nosso sonho é voltar para o Aterro do Flamengo com os nossos 21 quilômetros”, antecipa Bruno Lustre, head de marketing da LIVE!.

Em paralelo, há um movimento para fora do país. A prova de Foz do Iguaçu, realizada neste fim de semana, será ainda maior em 2026: o plano é que ela vire uma meia maratona binacional, com uma parte do percurso no Brasil e outra parte no Paraguai. A expansão inclui novas operações da LIVE! no país vizinho. “Vamos abrir lojas no Paraguai”, adianta Bruno, em primeira mão.

Live Run XP planeja sua primeira meia maratona em binacional em Foz do Iguaçu
Live Run XP planeja sua primeira meia maratona em binacional em Foz do Iguaçu (Ginza Studio/LIVE! RUN XP/Divulgação)

E isso é só o começo. No pacote de 2026, outra novidade será a 1ª maratona do circuito, já confirmada para agosto em Brasília, e no formato de dois dias de evento com direito a pacote completo de ativações, incluindo corrida kids. No próximo ano, a LIVE! Run XP também orquestra  mais 14 meias maratonas, com um atrativo diferenciado:  premiação voltada também a atletas de elite

Continua após a publicidade

Some-se a isso 30 etapas de 5K e 10K, e 20 provas com distâncias intermediárias. Para completar, a categoria “Experience”, voltada a destinos mais premium, será ampliada para 15 eventos em destinos como Gramado, Bonito, Trancoso e Búzios, além de abrir espaço para três etapas de trail running e três provas-piloto em vinícolas, conectando corrida a uma experiência de enoturismo.

Para sustentar esse crescimento em escala, Bruno frisa que a parte técnica não é diferencial, é obrigação. “Percurso aferido, hidratação gelada e bem posicionada, sinalização e segurança. Isso é o mais primordial. Temos uma equipe interna com uma experiência gigantesca em corridas e triatlo”, ressalta ele, lembrando que não cumprir esses itens hoje compromete o próprio futuro do evento.

A partir daí, se desenha a experiência padrão: kit com mimos de parceiros que acrescentam algo além do básico e uma arena desenhada para prolongar o pós-prova, com ativações, personalização de medalhas e camisetas, música e pontos de convivência. A corrida kids é outro diferencial, com provas para crianças de 3 a 13 anos, percursos lúdicos e área de lazer que transforma a prova em programa de família.

Continua após a publicidade
Corrida Kids é um diferencial das ativações do circuito
Corrida Kids é um diferencial das ativações do circuito (Ginza Studio/LIVE! RUN XP/Divulgação)

“A pessoa hoje não quer só correr e ganhar medalha, ela quer viver o evento como um todo. A nossa visão é criar um ambiente de entretenimento e pertencimento para toda a família, como um grande festival”, destaca Bruno. Outro exemplo de ativação que dá certo é a camiseta finisher que, segundo ele, vira troféu no dia a dia pós-prova. “A pessoa usa com orgulho na academia, no lazer, para mostrar que completou a prova”, diz, orgulhoso. 

Outro pilar dessa expansão é a relação com assessorias esportivas, que tende a ganhar tração em 2026 com o plano da marca de patrocinar assessorias de forma escalável, oferecendo benefícios, uniformes e descontos para alunos. “Cerca de 30% a 40% das inscrições de qualquer evento vem proveniente de assessorias esportivas. Vamos começar a construir o nosso evento com elas”.

Como corredora, vejo na prática como as assessorias influenciam escolha de prova e consumo. A LIVE! acerta em cheio ao chegar para ficar presente nesse dia a dia, e eu fico feliz que minha assessoria esteja nos planos da marca. Na prática, teremos mais provas, novos desafios, mais corridas-desejo e mais corredores nas pistas. E o Rio, como sempre, convidando para correr junto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês