Continua após publicidade

Zona Portuária ganha duas novas áreas de lazer

Um parklet autossustentável e a revitalização da Praça do Estivadores foram viabilizados pela Natura, via matchfunding 

Por Fabio Codeço
Atualizado em 2 jun 2017, 11h52 - Publicado em 7 dez 2016, 22h22

Depois de revitalizar a horta comunitária da Rua General Glicério, em Laranjeiras, que ganhou mobiliário, composteira, poço artesiano e placas para captação de energia solar, o programa Natura Cidades entrega, na sexta (9), outros dois projetos de intervenção urbana ao Rio, ambos na Zona Portuária.

O primeiro, batizado de Vaga Viva Ciclo Orgânico, será um parklet autossustentável em frente ao espaço de co-work Goma, que fica na Rua Senador Pompeu, 82. Além de bicicletário e mobiliário feito de embalagens recicladas, o espaço vai manter um circuito vivo composto de sistema de captação de água da chuva – interligado a um canal de irrigação para abastecer plantas e uma horta vertical –, placa solar para alimentação de lâmpadas LED, estação de coleta de pilhas, baterias e celulares, além de uma composteira para a produção de adubo orgânico. O parklet será inaugurado com festa, a partir das 19h.

Horta Urbana Glicério_ZlkMQBG
Horta Urbana Glicério_ZlkMQBG ()

O outro, chamado de Ativa Pedaço, é um projeto que visa transformar espaços ociosos ou degradados da cidade em agradáveis áreas de lazer. O piloto, na Praça dos Estivadores, próxima ao Boulevard Olímpico, inclui a instalação de uma cobertura modular para garantir sombra e totens de sinalização. O projeto prevê ainda um guia prático com informações sobre leis e metodologias para que este tipo de ação seja replicada em outras áreas.

Os três projetos foram viabilizados pela Natura a partir do matchfunding, uma nova modalidade de patrocínio em que uma empresa complementa o financiamento coletivo iniciado por pessoas físicas.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.