Zé Brandão coordena curso de animação para alunos da rede pública

Projeto Estúdio Escola de Animação tem como objetivo mostrar aos estudantes uma nova possibilidade de profissão

Há dezesseis anos no mercado de animação, o diretor Zé Brandão percebeu que a área não costuma ser considerada uma opção profissional pelos jovens. Notou mais: muitos deles nem sabem que é possível ganhar a vida com isso. “Não há orientação vocacional que cite animador como profissão. Vi que precisava fazer algo na hora em que as pessoas estão escolhendo seu futuro”, diz o sócio do Copa Studio e criador do desenho Tromba Trem, exibido pelo Cartoon Network. Desde 2013, ele passou a coordenar o projeto Estúdio Escola de Animação, oferecendo cursos gratuitos a estudantes matriculados na rede pública de ensino. “Para dar uma visão geral, ministramos aulas de edição, roteiro, fotografia”, conta. “Tudo é feito de forma autoral. Os alunos trabalham em cima de suas ideias, dentro de um estúdio de verdade, e saem com um curta pronto”, acrescenta Brandão. Os resultados não poderiam ser mais animadores: alguns desses trabalhos já foram até premiados durante o Festival Anima Mundi, nas edições de 2013, 2014 e 2015.

O curso está agora na quinta edição e tem duração de cinco meses, com carga de oito horas semanais. Mesmo sendo um mercado em expansão, Brandão faz questão de deixar claro que o objetivo não é descobrir novos talentos. “Queremos apontar a animação como um possível caminho, já que o sistema educacional tradicional não incentiva o adolescente que desenha. Quem não é bom em matemática também pode vencer”, garante ele. Para concorrer a uma das 45 vagas abertas por ano, é necessário fazer a inscrição pelo site estudioescola.com.br. Além das aulas, o projeto contempla alimentação e transporte para os aprendizes. “No início fazíamos um tour pelas escolas para falar do curso. Hoje, ele está bem conhecido”, conta o diretor, que já formou 140 jovens animadores e produziu doze curtas-metragens com essa molecada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s