Continua após publicidade

Memórias do cárcere

Carlos Vergara apresenta criações inspiradas pela demolição do Complexo da Frei Caneca

Por Carlos Henrique Braz
Atualizado em 5 dez 2016, 16h15 - Publicado em 18 Maio 2011, 13h54

Gaúcho, 70 anos, cinquenta deles vividos no Rio, o artista plástico Carlos Vergara buscou longe a inspiração para as suas últimas mostras, ambas de 2008. Os trabalhos de O Sagrado Coração, Missão de São Miguel, exibida no Paço Imperial, traziam elementos dos sítios arqueológicos de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. E Hüzüm, levada ao Oi Futuro Flamengo, foi resultado de uma viagem à Turquia. Liberdade, que ocupa as Cavalariças do Parque Lage a partir de sábado (21), nasceu aqui mesmo, na varanda de seu ateliê, em Santa Teresa.

Lá do alto, Vergara acompanhou o processo de demolição do Complexo Penitenciário da Frei Caneca, entre março e julho de 2010. Filmou, fotografou e passeou entre os escombros, enquanto refletia sobre alguns dos “hóspedes” ilustres do lugar ? inaugurada em 1850, a prisão acolheu personalidades como o escritor Graciliano Ramos, que, preso por motivos políticos, ali escreveu Memórias do Cárcere. “Aquele lugar tem 58?400 dias de história que uma implosão não pode apagar”, diz. Essa experiência vai se traduzir na exibição de dezessete pinturas, além da instalação Empilhamento, criada em 1969, e de três vídeos. Ao ar livre ficará outra instalação, com 32 portas de cela. Cada uma delas ? marcadas por pichações, imagens coladas e inscrições ? servirá de moldura para fotos de cores fortes realizadas nas ruínas e no alto-forno da Siderúrgica Gerdau, onde toda a ferragem foi transformada em pregos e vergalhões.

Carlos Vergara. Escola de Artes Visuais do Parque Lage ? Cavalariças. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 12h às 20h; sexta a domingo

e feriados, 10h às 17h. Grátis. Até 7 de agosto. A partir de sábado (21), às 14h. https://www.eavparquelage.rj.gov.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.