Universitários acusam colegas da PUC de racismo durante torneio

Conduta levou organizadores a banir universidade de edição 2019 dos Jogos Jurídicos

PUC

A PUC-Rio não participará no ano que vem dos Jogos Jurídicos, tradicional competição esportiva entre as faculdades de direito do estado. O motivo da exclusão foram atos de racismo promovidos por alunos da faculdade durante a última edição do evento, realizada em Petrópolis e encerrada no domingo (03).

De acordo com relatos de universitários publicados na internet, as primeiras agressões foram registradas no sábado (02). Após uma partida de futebol entre os times da PUC e da Universidade Católica de Petrópolis, um torcedor da instituição carioca arremessou uma casca de banana em direção a um jogador negro da equipe adversária. As violência continuaram no domingo, quando a torcida da PUC imitou macacos diante de representantes negros da Uerj depois de uma partida de basquete e chamaram uma jogadora de handball da UFF de macaca. Os casos descritos foram confirmados na internet pelos organizadores do evento e podem ser compreendidos como crime de racismo, por atingirem todo um grupo de pessoas em função da cor da pele delas.

Em função dos acontecimentos, a Liga Jurídica Estadual do Rio de Janeiro tirou da PUC o título de campeão geral dos Jogos Jurídicos, que ficou com a Rural. Além disso, a instituição não poderá se inscrever em novas competições em 2018 nem na edição 2019 dos Jogos Jurídicos. Em nota divulgada à imprensa, o professor Augusto Sampaio, vice-reitor comunitário da PUC, informou que a universidade constituiu uma Comissão Disciplinar para obter informações e responsabilizar os envolvidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s