Continua após publicidade

Três aplicativos pedagógicos para você estudar

Eles foram criados por um grupo de professores da rede estadual

Por Heloíza Gomes
Atualizado em 11 fev 2017, 00h03 - Publicado em 11 fev 2017, 00h03

Todos sabem que educação não se dá apenas em sala de aula, e um grupo de professores da rede estadual pôs a teoria em prática desenvolvendo três aplicativos pedagógicos: o Profissap, o Sonhe! e o Universo & Tribos. O primeiro traz mapas das faculdades, game vocacional e dicas de empreendedorismo. No segundo, o aluno diz a atividade que gostaria de realizar e o app relaciona informações sobre ela. O terceiro é um quiz, com perguntas e respostas sobre conteúdos ministrados nas salas. “É uma maneira de reduzirmos a evasão escolar, uma vez que, na era digital, as aulas não podem ser somente analógicas”, afirma Fabio Gonçalves Polck, um dos autores do quiz e professor de matemática do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Catete.

Notícias centenárias

reproducao
()

Exuberante e exótico, o Rio atrai a curiosidade da imprensa internacional faz um bom tempo — mais precisamente há 300 anos. É o que prova o livro O Rio de Janeiro nas Notícias da Gazeta de Lisboa — 1715-1750, de Carlos Francisco Moura. Como o título entrega, trata-­se de uma compilação de tudo o que saiu sobre a cidade no único jornal em língua portuguesa da época. Há registros sobre governadores, bispos e festas. “Entre as histórias interessantes está a do naufrágio, na Baía de Guanabara, da nau Rainha dos Anjos, que levava presentes enviados pelo imperador da China ao rei de Portugal”, conta Moura, que já organiza
o segundo volume da obra, que abordará de 1751 a 1800.

Netflix à carioca

fabiano-cafure_divulgacao
()

Com um sistema de funcionamento semelhante ao do canal americano de filmes e séries Netflix, o site carioca O Cubo, criado há quatro anos, oferece produções nacionais independentes. Agora, acaba de lançar o primeiro seriado, Todo Tempo do Mundo, vencedor em três categorias (série dramática, série brasileira e direção) do Rio Web Fest. Quatro episódios já estão disponíveis —  de graça. Os oito restantes serão oferecidos aos assinantes do serviço on demand a partir de maio.

1 milhão… 

…de reais. Essa é a renda mensal gerada pelas rodas de samba da cidade. O dado é da pesquisa realizada pela Rede Carioca de Rodas de Samba, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que tem por objetivo traçar o perfil socioeconômico do setor. De acordo com o levantamento, o público gasta, em média, 75 reais em cada evento, e as mulheres são a maioria entre os frequentadores, totalizando 55% . Quanto à cor da pele, os negros lideram, com 73%. E mais: 63% do público é formado por pessoas com curso superior.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.