Continua após publicidade

Reclamações contra sites de compra online crescem até 60%

Grande número de queixas faz Defensoria Pública notificar sites de compras coletivas e vendas pela internet

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 15h47 - Publicado em 25 jan 2012, 16h29

Comprar pela internet pode ser uma opção confortável para o consumidor, mas rende cada vez mais problemas. A Defensoria Pública do Rio registrou, entre agosto e dezembro de 2011, um aumento de 60% na quantidade de queixas contra sites de compra coletiva e comércio online. Nesta semana, o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria (Nudecon) notificou os sites que lideram o ranking de reclamações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

De acordo com a Defensoria, os endereços de compra virtual vão ter até 30 dias para apresentar uma resposta à notificação. Após encerrar o prazo, os defensores do Nudecon vão elaborar um termo de ajustamento para enquadrar o comércio online às normas do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, também será checado se as empresas dispõe de um serviço de atendimento ao cliente.

Segundo informa o órgão, a maior parte das reclamações diz respeito ao procedimento adotado em caso de desistência da compra. Também são comuns queixas a falta de informações sobre a utilização dos produtos e serviços vendidos e o descumprimento dos prazos de entrega.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.