Segundo pesquisa, 72% dos cariocas deixariam o Rio

Divulgado pelo Datafolha, levantamento aponta que a segurança pública é a principal razão para a mudança

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada no último sábado (7), revelou que 72% dos cariocas iriam embora da cidade por conta da segurança pública. Tal levantamento confirma uma tendência identificada pelos estudos de percepção de qualidade dos serviços públicos levantados pelo movimento Rio Como Vamos. De acordo com a última edição do levantamento (2015), o orgulho do carioca em residir na Cidade Maravilhosa vem diminuindo nos últimos anos. Entre 2013 e 2015, o percentual de moradores da cidade que, se pudessem, se mudariam para outro lugar era de 56%, ante 48% na edição anterior e 27%, em 2011. “Percebemos que a violência é a principal motivadora do desejo de partir”, destaca Thereza Lobo, coordenadora executiva do Rio Como Vamos.

Dos entrevistados, 71% disseram, já naquela época, que a segurança pública havia piorado no último ano. O percentual de pessoas que atribuíram notas ruins (de 1 a 4, numa escala que vai até 10) passou de 49% para 64% entre 2013 e 2015, maior valor desde 2008. A percepção de segurança é reflexo direto da modalidade roubo a passantes. Se em agosto os dados do ISP revelam alta de 9,9% em um ano, 40% dos ouvidos na pesquisa afirmaram que esse é o crime que mais gera medo. Quanto às UPPs, 41% dos moradores avaliaram o projeto como ruim. “Quando sete em cada dez entrevistados dizem que a segurança piorou, isso significa que a opinião é comum a toda a cidade, em todas as regiões e classes sociais”, explica Lobo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s