Continua após publicidade

Segunda fase da reestruturação dos ônibus terá sete linhas extintas

Deixarão de circular os ônibus de número 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 11h34 - Publicado em 8 jan 2016, 18h14

Neste sábado (9) quatro novas linhas de ônibus entrarão em operação para substituir outras sete que serão extintas no mesmo dia, nesta nova etapa da racionalização das linhas da Zona Sul do Rio. Ainda outras mudanças estão previstas para acontecer em 16 de janeiro, com a modificação de quatro linhas já existentes. Nesta sábado entrarão em circulação as novas linhas troncais 5 (Alto Gávea X Central — Via Praia de Botafogo), 9 (São Conrado X Central — via Jardim Botânico / Túnel Santa Bárbara) e 10 (General Osório X Cruz Vermelha — via Jd. Botânico/Lapa), além da linha 112 (Alto Gávea X Rodoviária — Via Túnel Rebouças — Circular). As novas linhas substituirão outras sete que serão extintas no mesmo dia: 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178.

A Prefeitura do Rio informou que os passageiros serão orientados sobre as mudanças por meio de panfletos e cartazes. Agentes de divulgação da Rio Ônibus também estarão presentes nas ruas, distribuídos em pontos-chave dos bairros: Leblon, Ipanema, Gávea, Botafogo, Lapa e Centro (Rodoviária e Central do Brasil).

Já no dia 16, a linha 474, que atualmente faz o trajeto Jacaré — Jardim de Alah, será modificada, passando a fazer ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara, de maneira mais rápida e simples. Essa linha será encurtada e terá ponto final no Posto 6, na altura do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana — um dos acessos ao Arpoador. Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passarão a ter como opção a linha 475, que continuará a passar pela região. A diferença é que essa linha será encurtada, deixando de ir até Copacabana, e passando retornar no Castelo.

Outra linha que terá o itinerário seccionado é a 484, que também deixará de seguir até Copacabana e terá seu trajeto encurtado na Candelária, no Centro. Os passageiros que utilizarem essa linha e quiserem seguir viagem até a Zona Sul poderão fazer a integração com a Troncal 1 (General Osório x Central — via Aterro do Flamengo), utilizando o Bilhete Único Carioca (BUC), que permite até duas viagens pagando apenas uma passagem. Já quem quiser ir direto para a Zona Sul sem transbordo terá como opção a linha 483 (Penha x Copacabana), que fará a ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara.

Continua após a publicidade

A linha 413, que seguia até o Jardim de Alah, também será seccionada no Castelo. Para seguir pela Zona Sul, a opção será integrar com as troncais 1, 3 e 4 nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Para viagens diretas, sem baldeação, os passageiros contarão com a linha 426 (Usina x Jardim de Alah), que permanecerá inalterada.

Para a etapa do dia 16, o trabalho de orientação aos passageiros ficará concentrado, principalmente, no Centro (Castelo, Candelária e Av. Rio Branco) e Copacabana (Posto 6).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.