Scrum, a nova tendência em gestão empresarial, ganha evento no Rio

Adotado por empresas inovadoras como o Google e o Spotify, o método ágil inspira programação com especialistas entre quinta (26) e sábado (28)

Todos os dias, pontualmente às 11 da manhã, Eduardo Santoro, sócio do Pow Boteco Espumante, convoca seus dez funcionários para uma reunião de quinze minutos, antes de abrir a casa para o almoço. Os assuntos abordados vão da compra dos ingredientes à definição dos pratos, passando por outros detalhes importantes para afinar a operação naquele horário. Durante o encontro, garçons, chef e cozinheiros, bem como a turma da administração, anotam em post-its coloridos problemas do cotidiano e possíveis maneiras de solucioná-los, além das prioridades a resolver. Tudo é pregado num quadro com três colunas: “a fazer”, “em produção” e “feito”. O ritual se repete à tarde, quando ocorrem discussões sobre o sucesso das mudanças implementadas e os pontos ainda a aprimorar. Apesar de parecer, à primeira vista, uma dinâmica de grupo de RH, a técnica utilizada no bar do Centro é poderosa, segundo seus adeptos, e segue os preceitos do Scrum, metodologia de gestão adotada mundo afora em empresas como Google, Apple e Spotify. “Ao expor e organizar tudo no quadro, a gente consegue ter uma visão mais ampla das demandas e, assim, ajustar todos os gargalos, com a participação e o comprometimento de todos”, afirma Santoro, que incorporou a ferramenta há cinco meses e já observou mudanças em seu negócio. “Uma refeição que demorava mais de vinte minutos para chegar à mesa, por exemplo, hoje leva cerca de dez”, compara.

Usado desde o início dos anos 90 para gerenciamento de projetos na área de TI, o Scrum vem sendo adaptado para diversos outros segmentos, de publicidade a advocacia. Em versões mais informais, há até quem o adote na organização das tarefas domésticas e escolares. Não por acaso, Scrum: a Arte de Fazer o Dobro de Trabalho na Metade do Tempo, livro sobre o tema, é o mais vendido na seção de administração, negócios e economia da gigantesca Amazon. Por aqui, o método de ciclos curtos e foco em resultados constantes vai protagonizar um evento internacional em Copacabana de quinta (26) a sábado (28). Com inscrições esgotadas e fila de espera, a edição de 2018 do Scrum Gathering reúne em sua programação 44 palestras e seis work­shops, além de sessões de coaching e aulas com convidados ilustres. Um deles é o canadense Craig Larman, cientista da computação e autor de diversas obras consideradas referência na área. Larman visita o Brasil pela primeira vez para explicar sua versão adaptada para grandes empresas. “É um método que prioriza os indivíduos e interações em relação a processos e ferramentas. Isso permite aprendizado, dinamismo e aprimoramento contínuos, bem como ótimos resultados. Daí seu sucesso”, resume Marcos Garrido, sócio-fundador da Knowledge21, empresa responsável por trazer o evento à cidade. Pelo visto, vai faltar post-it.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s