Rock in Rio 2017: 7 curiosidades sobre acessibilidade no festival

Dos brinquedos aos palcos, tudo foi pensado para atender as pessoas com deficiência da melhor maneira possível

 (Saulo Pereira Guimarães/Veja Rio)

O Rock in Rio 2017 é a primeira edição do festival no Brasil totalmente acessível. Dos brinquedos aos palcos, tudo foi pensado para atender as pessoas com deficiência da melhor maneira possível. Por dia, cerca de 200 delas invadem a Cidade do Rock. Confira a seguir uma lista de curiosidades sobre a questão da acessibilidade no festival:

Tirolesa
Quem usa cadeira de rodas pode ir na tirolesa do Rock in Rio? É claro que sim. Acredite: o festival conta com uma cadeira especial, capaz de subir as escadas do brinquedo e que permite a quem depende do aparelho usufruir da atração sem nenhum prejuízo.

Sinta o som
Imagine poder compreender o que cantam e falam os astros do rock mesmo tendo uma deficiência auditiva. Um serviço batizado como “Sinta o som” tem exatamente esse objetivo no Rock in Rio 2017. Nele, tradutores habilitados em linguagem dos sinais transmitem para a plateia as letras e discursos das estrelas do palco Mundo.

Lounge PNE
Localizado ao lado do palco Mundo, o Lounge cadastra pessoas com necessidades especiais (PNE) que têm direito a benefícios no festival. Após pegarem a pulseirinha, eles têm acesso liberado a áreas reservadas para o público PNE nos palcos Mundo e Sunset e entrada imediata nos brinquedos, Gourmet Square e lanchonetes, sem necessidade de passar pelas longas filas. Usuários de cadeira de rodas, grávidas, pessoas com deficiência visual e auditiva e portadores de nanismo são algumas dos grupos com direito ao benefício.

Mecânica
Você sabia que o Rock in Rio 2017 tem uma mini-oficina mecânica que faz consertos nas cadeiras de roda alugadas pelo festival e trazidas pelo público. A troca de rodas, pneus e outras peças são alguns dos serviços prestados no Lounge PNE. “O movimento é maior pela noite”, comentou Rafael, responsável pelo espaço.

Insulina
Os usuários de insulina têm horários rigorosos para tomar a medicação. Pensando nisso, o Rock in Rio 2017 disponibilizou um frigobar no Lounge PNE para quem quiser guardar a substância. Assim, é possível curtir o festival sem descuidar da saúde.

Cadeiras
Quem precisa de cadeiras para se locomover no Rock in Rio 2017 tem duas opções bem interessantes à disposição. Uma delas é uma versão motorizada, disponível para aluguel gratuito nno Lounge PNE por 2h. Aqueles que desejarem passar mais tempo com o veículo pagam R$ 30 por hora. Outra opção é a cadeira comum, disponível para aluguel gratuito para a noite toda no mesmo local.

Banheiro PNE
Um banheiro colado no palco Mundo é reservado ao público PNE. Lá, é possível se aliviar enfrentando filas menores que a média.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s