Continua após publicidade

Informações sobre os ônibus na palma da mão

Programa Rio Smart City libera acesso a informações em tempo real sobre trajetos das linhas ao alcance de um clique

Por Da Redação
Atualizado em 2 jun 2017, 13h03 - Publicado em 23 jul 2014, 18h01

Obter informações sobre as linhas de ônibus do Rio e seus destinos deixou de ser algo complicado. O projeto Rio Smart City colocou adesivos inteligentes com capacidade de fornecer, em um clique, informações sobre trajetos, alterações de rotas e localização dos veículos em tempo real em cinco mil pontos de ônibus da cidade. Para ter acesso ao conteúdo, basta posicionar o smartphone com leitor QR Code ou da tecnologia NFC (Near Field Communication – Comunicação por Campo de Proximidade) que opere os sistemas Android, iOS ou Windows Phone à frente das tags, que também terão dados sobre pontos de interesse turístico localizados nos arredores.

Com informações disponíveis em português, inglês e espanhol, o projeto facilita a vida de moradores e visitantes ao utilizar formato semelhante ao adotado com sucesso em outros destinos turísticos como Paris, Madri e Barcelona.

A intenção é que, num segundo momento, o programa também possa englobar em sua plataforma os serviços da Central de Atendimento 1746 e do Procon Carioca, além da agenda de eventos culturais da cidade, notícias locais e informações sobre o projeto Rio 450 Anos e os Jogos Olímpicos de 2016. A segunda fase também prevê a colocação de adesivos em frente aos museus, teatros, parques e outros pontos turísticos do Rio, fornecendo informações em tempo real para seus frequentadores. “Ao fazer com que a população adote novos meios de comunicação, envolvendo empresas locais e desenvolvedores na criação de novos serviços, ajudamos a consolidar uma nova cultura digital na cidade”, avalia o secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

O Rio ganhou o direito de adquirir esta tecnologia por ter sediado em 2012 o Living Labs Global Awards, a maior competição entre cidades na busca de soluções para os principais problemas urbanos. O projeto “Contactless tags to bridge real and physical worlds” foi a solução vencedora da edição e o Rio, como cidade-sede, teve prioridade em sua implementação. A execução do projeto, coordenado pela empresa francesa Connect Things, teve a participação das secretarias de Ciência e Tecnologia, Conservação e Serviços Públicos e de Transportes.

Smart-2.jpg
Smart-2.jpg ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.