Professores apostam na internet na preparação para o Enem

O território das aulas on-line é vasto e contempla os mais diversos formatos

 (Sany Cristina/Divulgação)

A carreira do professor de matemática Rafael Procópio, 34 anos, deu uma guinada há dois anos, quando ele deixou um emprego no serviço público para se aventurar postando vídeos no YouTube. Hoje, não apenas o seu projeto vingou como o Matemática Rio, o canal de Procópio na plataforma de vídeos on-line, tornou-se uma potência com quase 1 milhão de assinantes e um alcance de até 50 milhões de internautas no Facebook. Às vésperas do Enem e com inúmeros tipos de aulas voltadas especificamente para o exame, o carioca é o principal expoente de uma geração de jovens mestres que vem brilhando no universo digital. “Só tive de me acostumar a dar aula para a câmera”, explica ele.

O território das aulas on-line é vasto e contempla os mais diversos formatos. Escritores consagrados e que enveredaram pelo caminho da comunicação via YouTube têm surfado nessa onda — é o caso do jornalista Eduardo Bueno, autor de vários livros de história do Brasil. Recentemente, ele juntou parte de seus programas da série Buenas Ideias no divertido pacote Não Vai Cair no Enem. Valen­do-se de referências à série Guerra dos Tronos, Otto Barreto enriquece e anima suas aulas de história sobre a Idade Média para o canal ProEnem, sucesso nas transmissões ao vivo, com até 2 000 internautas. E, na miríade de vídeos de profissionais do ensino, há até produções motivacionais para quem anda cansado de estudar. O professor Fellipe Rossi, do Colégio A Z, es­pecializou-se em versões de hits como Bang, de Anitta, e Beijinho no Ombro, de Valeska Popozuda, com letras para ajudar a levantar o moral da moçada. E rir bastante em meio a tanta tensão.

Craques dos vídeos

Os campeões de audiência de cada um

Otto Barreto

É famosa sua combinação de Guerra dos Tronos com história medieval e feudalismo

Leandro Almeida

Professor de geografia, faz sucesso com a videoaula sobre Narcos

Leandro Vieira

Seu vídeo sobre Karl Marx já foi visto mais de 120 000 vezes

Rafael Procópio

No Matemática Rio, o pacote Emergência Enem é um hit entre os desesperados

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s