Planejamento de trânsito para obras na Av. Brasil começa neste sábado

Serão bloqueadas duas faixas na pista central da Avenida Brasil sentido Centro, junto ao canteiro central

A partir do próximo sábado (03/10), às 05h, será iniciada nova frente de obra para extensão da execução do pavimento rígido na Avenida Brasil, na altura de Benfica. Haverá ampliação da área de ocupação das obras no trecho entre a passarela 05 e passarela 04, no sentido centro. Serão bloqueadas duas faixas na pista central da Avenida Brasil sentido Centro, junto ao canteiro central. Visando garantir a prioridade ao transporte público, faixa reversível exclusiva para ônibus será implantada no interior da área interditada, em pavimento rígido já existente na pista sentido Deodoro, junto ao canteiro central.

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A faixa exclusiva reversível funcionará da seguinte forma: prioridade para o sentido Deodoro, das 13h às 21h, de segunda a sexta (exceto feriados) e nos domingos; e prioridade para o sentido Centro, das 05h às 12h de segunda a sexta (exceto domingos e feriados) e o dia todo aos sábados. Não são esperados maiores impactos no fluxo de tráfego da Avenida Brasil, porém deve-se atentar para uma maior intensidade na saturação da saída da Linha Amarela para a Avenida Brasil, podendo gerar reflexos na Linha Amarela.

Já a partir de domingo (04/10), às 05h, quando será iniciada nova frente de obra na Avenida Brasil, na altura do Trevo das Missões, para implantação de pilares do viaduto de ligação do corredor BRT Transbrasil com o Terminal Missões, haverá intervenções no trecho entre o Trevo das Missões e o posto policial, no sentido Deodoro. Serão bloqueadas duas faixas na pista lateral da Avenida Brasil sentido Deodoro, junto ao canteiro divisor de pista entre a central e a lateral. O desvio será realizado pela pista lateral da Avenida Brasil, pelas faixas liberadas ao tráfego. A velocidade máxima no referido trecho será de 40km/h, em ambos os sentidos.

Será implantada uma faixa reversível no trecho entre o Trevo das Missões (Cordovil) e a Passarela 23 (Irajá), localizada na pista central sentido Centro. A faixa reversível funcionará da seguinte forma: prioridade para o sentido Deodoro, das 11h às 21h, de segunda a sexta (exceto feriados); nos demais dias e horários, a faixa exclusiva volta a funcionar como faixa exclusiva para ônibus, no sentido normal (sentido Centro); e não será permitida a utilização da faixa reversível por caminhões ou carretas.

A faixa reversível deverá ser utilizada somente por veículos que desejarem seguir para a Zona Oeste. Aqueles que tiverem como destino a Rodovia Presidente Dutra (inclusive ônibus) deverão seguir pela pista lateral. A circulação de veículos com altura superior a 4,5 metros na pista lateral da Avenida Brasil, sentido Deodoro, fica proibida entre a saída para a Rodovia Presidente Dutra e a Passarela 23. Esses veículos devem seguir o desvio pela Rodovia Pres. Dutra, Av. Cel Phidias Távora (Viaduto de Jardim América), Estrada Rio D’Ouro, Rodovia Pres. Dutra (sentido Av. Brasil) e Avenida Brasil.

Espera-se que a redução na capacidade da Avenida Brasil, sentido Deodoro, no referido trecho, ocasionada tanto pelas intervenções previamente existentes na pista central quanto às novas interdições na pista lateral, gere impactos principalmente na descida da Rodovia Washington Luís para a Avenida Brasil. Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade. Apoiadores de tráfego contratados e equipes da CET-Rio estarão no local para atuar não somente nos trechos da obras como também em todo o entorno. A operação de trânsito contará com 72 operadores de tráfego por turno, 45 Painéis de Mensagens Variáveis, 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Av. Brasil, na Linha Vermelha e nas rotas alternativas, para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente.

Além disso, serão também executados ajustes viários para minimizar os impactos na fluidez no tráfego, como o remanejamento de postes e alargamento da pista lateral.

 

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