Continua após publicidade

Pesquisa traça perfil do turista e aponta: 20% não voltaria

Pesquisadores ouviram 1000 visitantes entrangeiros, em oito bairros cariocas, entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro

Por Fábio Codeço Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 jan 2017, 16h52 - Publicado em 4 jan 2017, 15h31
boulevard olímpico
Boulevard Olímpico: nova área de lazer foi mais visitada que a praia pelos turistas neste fim de ano (Gianne Carvalho)

Como já é praxe, a Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio e a Fundação Cesgranrio realizaram uma pesquisa na semana que antecede o Réveillon com 1000 turistas estrangeiros que visitaram a cidade neste período. Os dados, coletados entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro, em oito bairros cariocas, ajudam a traçar um perfil dos visitantes e a captar a percepção deles em relação à cidade.

Os resultados apontam, por exemplo, que a maior parte dos turistas vem da Europa (38%), seguidos dos norte americanos (25%) – apenas 20% são latino-americanos. Alguns dados são curiosos, a exemplo do fato de que, este ano, 25% deles se hospedaram via Airbnb e de que, mesmo em pleno verão, o Boulevard Olímpico foi mais visitado que a praia. O ponto negativo mais repetido pelos turistas foi, aliás, o calor. Já a população anfitriã encabeçou a lista de pontos positivos, que incluía também, vejam só, prestação de serviço – aspecto apontado por 15% dos entrevistados. Mesmo assim, e com toda sua beleza, 20% dos entrevistados afirmaram que não retornariam ao Rio, dado que deve estar diretamente ligado a experiências ruins por aqui. E, portanto, deve servir como sinal de alerta.

A pesquisa foi coordenada por Bayard Boiteux, diretor do Instituto de Pesquisas e estudos do Turismo do RJ, Com apoio do site Consultoria em Turismo e da Sergio Castro Imóveis.

Veja a pesquisa completa:

I-Genero

54% masculino

Continua após a publicidade

46%feminino

II-Escolaridade

25% ensino fundamental

30% médio

45% superior

Continua após a publicidade

III-Ptrocdência

38%Europa

25%America do Norte

20%America do Sul

5% Asia

Continua após a publicidade

2% outros

IV-Forma de hospedagem

50% Hotel

25%Airbnb

20% apartamentos de temporada

Continua após a publicidade

5%casas de amigos

V-Forma de organização da viagem

65% por conta própria

35% agência de viagens

VI-Meio de transporte utilizado

Continua após a publicidade

65%aereo

25% marítimo

10% terrestre

VII-Atrativos visitados no Rio

35% Corcovado

20% Pão de Açucar

18% Boulevard Olímpico

15% praias

10% Jardim Botânico

2% Parque do Flamengo

VIII-Pontos negativos

30% calor

20% preços

19% sinalização Turistica

16% limpeza urbana

8% suvenires

4% segurança

3% táxis

IX-Pontos positivos

25% população anfitriã

20% informação turística

17% gastronomia

15% prestação de serviço

12% metrô

8% praias

3% museus

X-Outras cidades visitadas

24% Paraty

18% Buzios

17% Niteroi

15% Ilha Grande

10% Arraial do Cabo

9% Angra dos Reis

4% Itatiaia

3% outras cidades

XI-Faixa Etária

18/27 29%

28/49  46%

50/70-19%%

Mais de 70-6%

XII-Grau de satisfação

80% retornaria ao Rio

20% não retornaria

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.