Continua após publicidade

Tropicalista Torquato Neto ganha homenagem em show e exposição

Artista, que muito curtiu a Tijuca e a Ladeira dos Tabajaras, além do bar Lamas, no Flamengo, é lembrado em show e mostra de fotografias

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h55 - Publicado em 1 nov 2014, 00h00

 

No mês em que faria 70 anos, Torquato Neto ganha show e exposição em sua homenagem. Morto em 1972, aos 28 anos, foi um dos principais nomes da Tropicália, movimento musical que sacudiu o fim da década de 60. Piauiense de Teresina, havia chegado ao Rio em 1963, e viveu intensamente a cidade, que definia como “o lugar que plantei para mim”: morou na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, depois na Tijuca, e era frequentador do Lamas, centenário café-restaurante do Flamengo. A foto acima, ele numa árvore, foi tirada em 1971, durante as filmagens de Nosferatu no Brasil, de Ivan Cardoso. No média-metragem, Torquato interpretava um vampiro que fazia vítimas à luz do dia, em plena praia, no Alto da Boa Vista ou mesmo no Aterro. Letrista inspirado, teve parceiros como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Edu Lobo (confira ao lado) e deixou versos que seriam musicados muitos anos após seu suicídio — sufocou-se com gás, dentro do banheiro de casa —, a exemplo de Go Back (“só quero saber do que pode dar certo / não tenho tempo a perder”), dos Titãs. Para celebrá-lo, seu primo George Mendes organizou a mostra de fotos As Faces do Poeta, e Patrícia Mellodi estreia na terça (4) o espetáculo Anjo Torto, ambos os eventos realizados no Teatro Candido Mendes, em Ipanema.

Infografico
Infografico ()

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.