Continua após publicidade

Aposte nesse negócio

O setor de franquias faturou mais de 75 bilhões de reais em 2010 e oferece mercado promissor no Rio. Conheça os melhores investimentos no ramo

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 16h03 - Publicado em 15 set 2011, 14h20

Muita gente sonha em abrir o próprio negócio, e para isso existem vários caminhos. Um deles, o sistema de franquias, vem crescendo no Brasil, país que ocupa hoje a quarta posição no ranking mundial do franchising. Em 2010, o setor faturou mais de 75 bilhões de reais por aqui, 20,4% a mais em relação ao ano anterior. De acordo com Armando Clemente, diretor do Sebrae-RJ, o aquecimento deste mercado se explica por fatores como investimentos crescentes no Brasil, facilidade de crédito e a expansão da classe média, o que aumentou o poder de compra da população. Nesse cenário, o Rio de Janeiro se destaca.

A cidade é o segundo maior celeiro de franquias do país, com 12,2% das unidades franqueadas em território nacional – fica atrás apenas de São Paulo, que abriga 39% das franquias. A Cidade do Franchising, na Barra, centro que oferece todo tipo de informação sobre franquias, está aí para comprovar o poder de fogo do ramo no Rio. E mais: feiras como a Rio Franchising Business 2011, que acontece entre os dias 15 e 17 de setembro, apresentam aos cariocas as melhores opções de investimento. Algumas você conhece agora.

Franquias dos setores de alimentação, serviços e educação são algumas das mais procuradas, mas não há ramo de negócio que possa ser descartado. “O franchising de modo geral é promissor, incluindo as micro franquias”, garante Fátima Rocha, diretora-presidente da ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro). Apesar de algumas áreas já estarem bem representadas na cidade, como alimentação e idiomas, ainda há muito a ser explorado. O setor de serviços é, hoje, um dos mais promissores no Rio. A escolha da cidade para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 impulsionou os investimentos, e a previsão é que o crescimento deste setor continue a passos largos.

Veja aqui grandes apostas de negócio para 2011/12

Continua após a publicidade

As franquias envolvem a concessão e transferência da utilização da marca ao franqueado. Portanto, pode-se dizer que o esforço para o sucesso do empreendimento é menor. “O franqueado pode se manter focado apenas na operação do negócio, deixando que o franqueador se preocupe com pesquisa, desenvolvimento e fortalecimento da marca”, explica Fátima. Ou seja, trata-se de ganhar dinheiro usando o know-how de uma marca já consolidada no mercado, o que torna o risco do investimento mais baixo.

Para se ter uma noção, de acordo com dados do IFA (International Franchise Association) a taxa de mortalidade de uma franquia aberta há cinco anos é de 5%, bem inferior ao risco de empresas próprias irem à falência – 65% dos negócios independentes fecham antes desse período. Além disso, o retorno financeiro de uma franquia é mais rápido. Em geral, ele varia entre 12 e 36 meses, de acordo com o negócio escolhido.

A verba inicial para abrir uma franquia é muito variável. É preciso levar em conta a marca escolhida, o tamanho físico da unidade, o modelo de negócio, entre outros fatores. Há franquias que custam cerca de 15 mil reais, outras em torno de 40 mil, e há aquelas que ultrapassam o valor de 100 mil para investimento inicial. Segundo dados da ABF, a franquia com menor valor de investimento inicial é a Light Depil, no segmento de beleza e saúde. O investimento inicial vai de 4 000 a 5 000 reais. Já a franquia mais cara é a do McDonald?s. A rede exige investimento inicial entre um e três milhões de reais.

Continua após a publicidade

Rio Franchising Business 2011

A feira realizada pela ABF-Rio apresenta aos empreendedores cariocas diferentes opções de investimento no ramo das franquias. Haverá também palestras sobre os aspectos estratégicos e de marketing no universo do franchising. Riocentro, pavilhão 2, Barra. Horário de funcionamento: 15 a 17 de setembro, das 14h às 21h. Preços: R$ 25,00 (um dia); R$ 35,00 (passaporte para dois dias); R$ 50,00 (passaporte para os três dias). Mais informações: https://www.riofranchisingbusiness.com.br

Cidade do Franchising

Ocupando um espaço de 200m² no shopping Città America, na Barra, o centro de negócios foi idealizado pela ABF-Rio. Lá estão reunidas marcas franqueadoras de sucesso – são 150 expositores -, além de ofertas de pontos comerciais, linhas especiais de financiamento, palestras, cursos focados no segmento e outras informações para quem está interessado em investir no ramo. Avenida das Américas, 700, Shopping Città América, Barra. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Tel. 2132-7777.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.