Continua após publicidade

MPE pede nova licitação do metrô do Rio

O órgão acusa o MetrôRio de monopólio, sobrepreço e sumiço de documentos

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 ago 2018, 16h45 - Publicado em 3 ago 2018, 16h44

Procuradores do Ministério Público Especial (MPE) pediram suspensão dos contratos de concessão das linhas 1,2 e 4 do metrô. O órgão quer a realização de uma nova licitação.

A representação cita os seguintes pontos: monopólio das concessões em um só grupo empresarial; superfaturamento de R$ 2,3 bilhões na Linha 4; aumento do aporte público na obra; dificuldade de calcular o valor justo da tarifa com base no lucro da concessionária, porque os documentos que baseiam este cálculo sumiram, segundo os procuradores.

Hoje, a MetrôRio controla as linhas 1 e 2, e a Rio Barra, da linha 4.O pedido por novo processo licitatório é parte de uma representação em fevereiro e encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) durante investigação da Lava-Jato.

O documento de 500 páginas foi assinado por quatro dos cinco procuradores em exercício e chegou ao gabinete de Marcelo Verdini Maia, conselheiro do TCE e relator do caso. O TCE informou que “os detalhes do processo estarão disponíveis após apreciação pelo plenário da corte, o que ainda não tem data para acontecer”.

Continua após a publicidade

De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), o o Tribunal de Contas da União não pode anular o contrato, mas pode determinar o cumprimento da anulação, solicitada pelo MPE.

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) alega que um pedido semelhante já foi apresentado pelo MPE e arquivado pelo Tribunal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.