Continua após publicidade

Estação Ipanema tem mostra gratuita sobre rock

Espaço reúne a 5ª Mostra Rock e Totem, com documentários sobre Alice Cooper, Patti Smith e outros expoentes do ritmo

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 15h41 - Publicado em 20 mar 2012, 13h11

Em cartaz no Estação Ipanema, a 5ª Mostra de Cinema Rock Totem exibe, gratuitamente, documentários sobre expoentes da cena roqueira. Na seleção estão nomes como o performático Alice Cooper até Patti Smith, precursora da cena punk de Nova York nos anos 70. As sessões do cinema, com endereço na na Rua Visconde de Pirajá, 605, acontecem às 19h e às 21h. Confira abaixo a programação da mostra, que termina na próxima quinta (22).

Terça (20)

19h – Troubadours

Um olhar íntimo na história da música moderna, quando uma geração de grandes artistas se encontrou no sul da Califórnia e almejava tocar num clube de Hollywood chamado Troubadour. Foi nesse clube que toda uma nova era de artistas decolou. Gente como Joni Mitchell, James Taylor, Elton John, Carole King, e muitos outros, que compunham e cantavam suas próprias músicas. (Assista ao trailer no YouTube).

21h – Who is Harry Nilsson

Nilsson ficou famoso ao ganhar um Oscar com uma música que não era sua, Everybody’s Talking, trilha do magnífico Midnight Cowboy. Ninguém mais lembra, mas ele já foi uma estrela enorme, além de ter sido o cantor americano favorito dos Beatles. Sua voz é espetacular e suas músicas, um absurdo. O cara era muito bom, mas era também um animal com drogas e álcool. Acabou perdendo a voz e morrendo de forma decadente. Esse filme resgata obra e vida de um artista fundamental e pouco conhecido. (Confira o trailer no YouTube).

Continua após a publicidade

Quarta (21)

19h – Good to See You Again

Good To See You Again foi filmado em 1973, quando a banda se encontrava no auge artístico e comercial, após ter lançado o clássico Billion Dollar Babies, seu melhor disco. Todos as encenações teatrais já estavam presentes nessa turnê, como a jibóia viva, a guilhotina, cadeira elétrica, bonecas de plástico. (Assista aqui ao trailer)

21h – Patti Smith Dream of Life

Smith foi pioneira na cena punk nova iorquina no meio dos 70, e uma poetiza influenciada tanto por Rimbau quanto por Bob Dylan. Seus discos foram marcos de uma nova música e que tinha muito de um ainda embrionário movimento punk, mas também do jazz e do folk de protesto. (Confira aqui o trailer).

Continua após a publicidade

Quinta (22)

19h – The Story of Roxy Music

Uma das bandas mais interessantes dos anos 70, Roxy Music não poderia ter sido mais diferente da turma cabeluda que os cercava. Estudantes de artes com ambições musicais, colocaram em prática uma visão moderna que extrapolou o som e influenciou moda e design. Foram influentes e consistentes, disco após disco. (Assista a trecho do documentário).

21h – Traffic

Documenta uma das maiores bandas dos anos 60/70 no auge da forma tocando exclusivamente dois dos seus melhores discos – John Barleycorn Must Die e The Low Spark of High Heeled Boys. Longas jams e muito folksoul. um clássico absoluto. Filmado na Califórnia diante de uma plateia extasiada. (Assista a trecho de show aqui).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.