Continua após publicidade

Ministério da Saúde promove mutirão de cirurgias no Rio

O objetivo é desafogar as filas de maior demanda do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg)

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 fev 2017, 19h02 - Publicado em 2 fev 2017, 19h02

Em operação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde deu início a um mutirão de cirurgias, consultas e exames pré-cirúrgicos nos seis hospitais federais do Rio – Andaraí, Ipanema, Lagoa, Bonsucesso, Cardoso Fontes e Servidores.

O objetivo é desafogar as filas de maior demanda do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). O mutirão vai durar 90 dias, período em que os hospitais federais deverão fazer 5.460 cirurgias, consultas e exames pré-cirúrgicos.

Desse total, 3.160 serão cirurgias de média e alta complexidade, que atualmente só são feitas em escala maior nos hospitais do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, como de catarata, hérnia, vesícula e nas áreas de pediatria e dermatologia (como biópsias). Somente de catarata serão 1.400 cirurgias.

O mutirão organizado pelo Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (DGH) prevê 2.300 consultas nas áreas de urologia, com exames de próstata, oftalmológica geral e para glaucoma, e dermatologia. As consultas são necessárias para o encaminhamento de pacientes para exames complexos e para cirurgias.

Continua após a publicidade

A ação de abertura de vagas será monitorada em tempo integral para o recebimento de novos pacientes, incluindo pessoas de outras regiões do estado do Rio de Janeiro, como a Baixada Fluminense, local que demanda muitos atendimentos de média e alta complexidade, como hospitalização, tratamento de câncer e hemodiálise.

A rede pública de hospitais federais no Rio já fez 14% de atendimentos de emergência a mais em 2016 do que no ano anterior, chegando a 106.884 atendimentos desse tipo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.