Livro reúne fotos e informações de mais de 500 monumentos do Rio

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

A rota das relíquias

Que tal fazer um passeio pelo Rio através de seus monumentos e relíquias? É o que propõe o livro Ao Amor do Público — Monumentos, Esculturas, Fontes e Chafarizes do Rio de Janeiro (ed. ID Cultural), organizado por Patrícia Pamplona, com fotos de Pepe Schettino. São mais de 500 obras reunidas em 360 páginas, separadas por áreas geográficas, com suas histórias e curiosidades. Estão lá estátuas como a de Tom Jobim, em Ipanema, ou a de dom Pedro I, a primeira erguida no Rio, na Praça Tiradentes. Entre as relíquias arquitetônicas, destacam-­se a Ponte dos Jesuítas (1752), em Santa Cruz, e o Aqueduto do Antigo Engenho Novo — onde hoje funciona o Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira —, em Jacarepaguá.

Vestidas para o verão

Árvore decorada em frente ao restaurante  Zazá Piereck

Árvore decorada em frente ao restaurante Zazá Piereck

Quem passa pela frente do Zazá Bistrô, em Ipanema, tem uma surpresa. Para saudar a chegada do verão, as árvores do local, onde os clientes aguardam as mesas, ganharam enfeites de crochê. A ação é uma parceria entre a restauratrice Zazá Piereck, a Cantão e o ateliê Dolorez Crochez, famoso por fazer intervenções urbanas. “Quem começou com esse tipo de ação foi a Cantão. Fiquei encantada e achei a cara do bistrô. Como sou embaixadora da marca, propus uma parceria, e eles aceitaram. Depois, pesquisei e descobri que esse movimento está acontecendo em várias partes do mundo”, afirma Zazá. E os cariocas têm apoiado a novidade. “Como o crochê está em alta na moda, acham que tem a ver com praia”, diz.

Mobilidade sustentável

O Fundo Verde (responsável por implementar projetos sustentáveis no câmpus do Fundão da UFRJ) está desenvolvendo um aplicativo voltado para garantir a mobilidade de alunos, professores e funcionários da instituição. Batizada de Grilo Verde, a plataforma possibilitará o compartilhamento de informações de trânsito, trará as melhores rotas para acessar a universidade e facilitará o sistema de carona. O aplicativo, que deve estar disponível no início do próximo ano, ainda calculará a quantidade de gás carbônico expelida por uma pessoa em seu deslocamento diário. Em tempo: o nome foi escolhido porque, ao emitirem um som para atrair as fêmeas, os grilos agem em sincronia, formando uma rede que permite a eficácia do canto.

AplicativoAplicativo

 (/)

12 quilômetros…

…é o que falta para a conclusão da instalação dos trilhos da Linha 4 do metrô, do total de 32 quilômetros previstos para a obra. O trecho entre a Barra da Tijuca e a região do Alto Leblon está finalizado. E não apenas isso. As vias permanentes, por onde os trens vão passar nos dois sentidos, já têm passarelas de emergência, sinalização, iluminação e câmeras de segurança. No momento, a Estação Nossa Senhora da Paz começa a receber trilhos nas áreas das plataformas de embarque e desembarque.

É Natal no palacete

Até 3 de janeiro, a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Flamengo, servirá de palco para o musical Um Natal Inesquecível, que será apresentado de quarta a domingo, às 16 horas. É uma boa oportunidade para conhecer (ou rever) o belo espaço. Construído em 1920, o casarão é fruto de uma história de amor. O milionário Demócrito Lartigau Seabra decidiu dar de presente à esposa, Maria José, a casa mais linda do Rio. Contratou um arquiteto francês — não há registro do seu nome — e mandou vir da França todas as peças de acabamento e decoração. Seabra morreu em 1932, Maria em 1989, o imóvel neoclássico foi tombado em 1997. Cinco anos depois, o educador Carlos Alberto Serpa de Oliveira o comprou e fez dele um centro cultural, batizando-o com o nome da mãe.

Julieta de SerpaJulieta de Serpa

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s