Livro reúne fotografias de monumentos históricos do país
Novos ângulos: Patrimônio Construído traz belas imagens do fotógrafo Cristiano Mascaro
Conhecer monumentos históricos do país sem sair de casa. Essa é a viagem proposta pelo livro Patrimônio Construído, que traz belas imagens do fotógrafo Cristiano Mascaro. Lançada em 2002, a obra está de volta às prateleiras em edição ampliada. Agora são 110 edificações tombadas — eram 100 no original —, registradas em 574 fotografias. Entre as dez novidades na publicação, quatro são do Rio: o Aterro do Flamengo, a Associação Brasileira de Imprensa, no Centro, a Casa das Canoas, em São Conrado, e o Conjunto Pedregulho, em São Cristóvão. “Usamos apenas equipamentos digitais nessa segunda etapa, incluindo drone”, conta Mascaro, que teve a ajuda do filho Pedro, responsável pelas imagens aéreas.
Acabou em pizza
Por questão de praticidade, ou de comodismo, o delivery é parte da vida dos cariocas. Prova disso é que o número de solicitações no aplicativo Pedidos Já cresceu 37% nos últimos nove meses. Com 59 reais de gasto médio, a clientela tem à sua disposição cerca de 6 000 estabelecimentos cadastrados e uma infinidade de receitas. Algumas delas dominam o paladar do público e a preferida é a pizza, com 22% dos pedidos. Confira os outros pratos mais requisitados do cardápio eletrônico.
20 000 títulos…
…estão reunidos na Biblioteca — Centro de Documentação e Pesquisa da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Jardim Botânico. O espaço foi reaberto no sábado (22) em uma nova sala, com acesso à varandado palacete, que ganhou mesas e cadeiras. Além disso, o antigo banheiro foi transformado em sala de leitura. O acervo é rico em obras com enfoque em arte contemporânea, e reúne livros, catálogos,folhetos, mídias digitais, DVDs e monografias.
Mimos na espera
Aguardar a hora do embarque em um daquelesbancos de ferro do Aeroporto Internacional Tom Jobim pode ser bastante entediante e cansativo. Desde o último mês, porém, o Galeão oferece uma espera mais confortável. O local ganhou novos espaços para passageiros. Trata-se do Plaza Premium Lounge, com poltronas espaçosas, comidinhas de alta qualidade, suítes privativas para tirar um cochilo, estações de trabalho e wi-fi, entre outras mordomias oferecidas a quem se dispõe a pagar o mínimo de 200 reais por um período de duas horas.