Continua após publicidade

Lasar Segall

Mostra Percursos no Papel promove um corte específico na rica obra do artista, com trabalhos sobre papel, apenas

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h47 - Publicado em 5 abr 2013, 19h12

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Nascido na Lituânia, Lasar Segall (1891-1957) conheceu o Brasil, onde moravam seus irmãos, em 1913. Naquele mesmo ano, fez suas primeiras individuais em São Paulo e Campinas. Uma década depois, de volta ao país onde viria a se radicar, trouxe a influência do expressionismo na bagagem europeia a tempo de se alinhar com representantes do recente movimento modernista, como Ismael Nery, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral. Atração na Caixa Cultural, Percursos no Papel promove um corte específico em sua rica obra: como sugere o nome, a mostra reúne apenas trabalhos sobre papel. Sob a curadoria de Adrienne Firmo, a representativa seleção apresenta 61 criações. São gravuras, desenhos, aquarelas e guaches nos quais predominam figuras humanas ? de anônimos, como a pessoa retratada em Mulher no Estábulo, a conhecidos, a exemplo do escritor Mário de Andrade. Personagens recorrentes, migrantes, vítimas da guerra, judeus e prostitutas estão presentes. Sempre sobre o mesmo suporte, o artista passeia por estilos variados, dos traços grossos e tons soturnos às linhas suaves e cores vivas.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até dia 28. https://www.caixacultural.com.br.

Preservação: a casa onde o artista morou, em São Paulo, é, desde 1967, um museu dedicado ao estudo e à manutenção de seu trabalho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.