Jaguar Land Rover instala primeira fábrica no Brasil

Favorita de Elizabeth II, a marca britânica abre em Itatiaia sua primeira montadora própria  fora do Reino Unido e aposta, como todos nós, no reaquecimento da economia

Motorista fiel ao mesmo fabricante desde o fim da década de 40, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, de 90 anos, até hoje assume o volante para dar suas voltinhas. Com uma garota-propaganda dessas, a tradicional Land Rover, atual Jaguar Land Rover, é, não por acaso, uma das mais conhecidas marcas de automóveis de luxo do planeta. Na última terça-feira, 14, a montadora britânica inaugurou em Itatiaia, à beira da Via Dutra, a primeira fábrica própria fora do Reino Unido. Em um terreno de 60 000 metros quadrados, foram investidos 750 milhões de reais na construção de uma linha de montagem voltada para a produção dos modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport — o segundo, o mais baratinho, não custa menos de 212 000 reais. Boa-nova para a combalida economia fluminense, a empreitada já criou 400 empregos diretos. Durante seu discurso na cerimônia de abertura, o prefeito Luis Carlos Ypê também chamou atenção para os benefícios proporcionados pela chegada anunciada de programas sociais e por uma esperada valorização imobiliária. Esta é mesmo a ideia: a implantação da Land Rover na cidade está entre os projetos da carteira de 42 bilhões de reais em investimentos, com estimativa de atingir 51 municípios do Estado do Rio entre 2016 e 2018, abastecida, basicamente, por incentivos fiscais. Entre os executivos responsáveis pela marca favorita da rainha, a crise recomenda direção defensiva. A fábrica em Itatiaia, com capacidade de produzir 24 000 veículos por ano, não deve entregar mais de 10 000 unidades em 2016. A presença dos esportivos premium no mercado brasileiro de automóveis bate hoje nos 2,5%, mas pode chegar a 10% em condições mais favoráveis. Para o outro lado do balcão, já são oferecidos consórcios que parcelam a compra em até 120 vezes. Alguém se habilita?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s