Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 14h14 - Publicado em 4 jan 2013, 16h43

Contornos cheios de bossa

Pode lembrar as curvas do Morro da Urca. Ou seria uma obra de Niemeyer? Nada disso; é só um violão, fotografado com sensibilidade por Marcia Foletto. O ensaio foi feito especialmente para constar do livro Violão Ibérico, recém-lançado pela Trem Mineiro, extensa pesquisa do espanhol Carlos Galilea. A publicação traça a história do instrumento, fala das origens europeias e depois chega ao Brasil, com uma parada no Rio ? artistas daqui foram entrevistados para contar como é o jeito carioca de tocar as seis cordas. Guinga, Luiz Cláudio Ramos (músico de Chico Buarque) e Moacyr Luz são citados. As fotos marcam o início de cada um dos quinze capítulos, um deles inteiramente dedicado a João Gilberto.

Nosso Vale do Silício

historias-cariocas-01.jpg
historias-cariocas-01.jpg ()

Com o nome São Clemente Valley (inspirado no californiano Silicon Valley), o empresário Marco Fisbhen pretende batizar um núcleo, ainda informal, de firmas de tecnologia que vai surgindo em Botafogo. Dono da Descomplica, cujo foco é a produção de vídeos para vestibular, ele percebeu que nos últimos meses o bairro recebeu grande número de start-ups ? como são chamadas empresas de internet geralmente lideradas por gente que pode virar, de uma hora para outra, um Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. Esse Vale do Silício carioca teria como ?rio principal? a Rua São Clemente, núcleo nervoso da região, que reúne a maioria dos novos escritórios voltados para o mundo digital.

Continua após a publicidade

Equilíbrio distante

historias-cariocas-02.jpg
historias-cariocas-02.jpg ()

Esticaram tanto a fita do slackline que ela cruzou a baía e foi parar em Niterói. A foto, de Icaraí, mostra a acrobacia da fisioterapeuta Danielle Nascimento. Ela é do time da Gibbon/Kmon Brasil, braço da maior fabricante mundial de equipamentos do esporte. Seus executivos têm percebido um crescente mercado na cidade vizinha, que por isso ganhará eventos e ações de marketing, para se tornar um novo polo da modalidade. No Rio, o slack começou a bombar há quatro anos, no Arpoador. Aposta-se que o próximo point seja o Aterro ? ali, a quantidade de árvores (leia-se troncos) favorece bastante.

Combustível tijucano

Aventado há três semanas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o possível reajuste no preço dos combustíveis em 2013 faz o carioca tremer nas bases só de pensar nas filas nos postos, geralmente formadas em vésperas do anúncio oficial. As tarifas praticadas no estado do Rio estão entre as mais altas do país, superando, por exemplo, São Paulo, em 5%. Então vai uma dica: pesquisa divulgada em dezembro pela Ticket Car mostra que é na Tijuca que mais vale a pena abastecer (confira abaixo a comparação com dois bairros da Zona Sul). O levantamento revela ainda que o etanol, especialmente nos postos da capital (não tanto no interior do estado), tem aumentado bem menos que a gasolina.

historias-cariocas-05.jpg
historias-cariocas-05.jpg ()

Memória da cidade

historias-cariocas-03.jpg
historias-cariocas-03.jpg ()
Continua após a publicidade

Dia 15 de janeiro de 1972. Flamengo versus Benfica no Maracanã, pelo Torneio Internacional de Verão. Está com a bola Fio Maravilha. Ele deu um toque, driblou o goleiro (este é o exato momento captado pela foto) e só não entrou com bola e tudo por humildade, como sempre nos lembra a velha música de Jorge Ben Jor. O ex-jogador, que hoje está vendendo pizzas nos Estados Unidos, e seu famoso gol são homenageados pela Liga Retrô. A grife lançou uma camisa vermelha e preta com sua assinatura ? e, no Natal, ela vendeu como se fosse banana. Na semana que vem, chega às lojas o manto em versão branca ? este, sim, realmente fiel ao maior feito do folclórico e dentuço personagem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.