Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 13h10 - Publicado em 21 mar 2014, 19h23

ALEMÃO BONITO

O título é um achado: Deu na Telha. Trata-se de uma exposição de obras gráficas reproduzidas em lonas, que estarão afixadas em cima do telhado de casas simples do Morro do Alemão. Com curadoria de Ricardo Duarte, da Galeria Graphos, começa no próximo sábado (29) e será apreciada por turistas e moradores que, até junho, usarem o teleférico ? e também por passageiros de aviões voando baixo. Com o tema Felicidade em mente, uma dúzia de artistas plásticos se valeu de variadas técnicas, como pintura e fotografia. Ao lado, três exemplos de obras dessa, digamos assim, exposição aérea: à esquerda, quadro de Flávio Samelo (“Misturar as cores me deu um sentimento de alegria”, ele diz); à direita, os bonequinhos de Heberth Sobral (“Cada sorriso tem um motivo diferente, mas sorrir é algo comum a todos que estão de bem com a vida”, analisa o autor) e as figuras em preto e branco de Derlon Almeida, que decreta: “Felicidade nada mais é que o bom convívio entre as pessoas.”

Jazz nas alturas

historias-cariocas-03.jpg
historias-cariocas-03.jpg ()
Continua após a publicidade

O Vizta, restaurante no 2º andar do Marina Palace, no Leblon, entra em reforma nos próximos dias e, com isso, o Bossa Nova, Jazz e Muito Mais, evento das sextas e sábados, está de mudança para um novo espaço, temporário. Melhor assim: a partir deste fim de semana os acordes dissonantes serão ouvidos ao mesmo tempo em que se contempla uma senhora vista (neste caso, com “s”), ainda mais privilegiada, do 26º andar do hotel. O projeto reúne o humorista e baixista Reinaldo (rosto conhecido do programa Casseta & Planeta), o pianista André Cechinel e o produtor e guitarrista Fernando Clark.

O OVO DA ARARA

historias-cariocas-02.jpg
historias-cariocas-02.jpg ()
Continua após a publicidade

Way Way é um macho de 5 anos. Tikuna, sua fêmea, tem 3. São as famosas araras do Palaphita Kitch, restaurante à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, que fazem a alegria dos comensais durante o dia, horário em que andam livres, leves e soltas. Pois o casal tem uma novidade: está grávido. O bebê vem por aí, ficando por enquanto bem guardado num pequenino ovo, à sombra da asa da mãe. E Mário de Andrade (ou Mário Maluco), dono do lugar, já avisa que em breve comunicará ao Ibama a boa notícia.

A arte de devolver a bola

historias-cariocas-04.jpg
historias-cariocas-04.jpg ()
Continua após a publicidade

Meninos e meninas entre 14 e 16 anos vão enfrentar, na manhã deste domingo (23), um duro treinamento rumo à Copa do Mundo: aprenderão, na prática, a ser gandulas. Na véspera, no sábado (22), terão tido aulas teóricas na fábrica da Coca-Cola, em Curicica. Parceira da Fifa, a multinacional de refrigerantes é responsável por essa seleção em todo o país. Diante do quadro-negro, já conheceram uma espécie de cartilha com recomendações básicas, e o curso em campo acontece no Centro de Futebol Zico (CFZ), no Recreio. São 65 jovens. Caso se comportem direitinho, é capaz de ter vaga para todo mundo.

OS 5 MANDAMENTOS DO GANDULA

? Não falar com os jogadores

Continua após a publicidade

? Não dar parabéns aos atletas

? Não vibrar com gols do Brasil

? Não pedir autógrafos

Continua após a publicidade

? Entregar a bola com imparcialidade

ESTE MAR É NOSSO

Está em cartaz no Instituto Moreira Salles, na Gávea, a mostra O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque, com obras realizadas dos anos 50 aos 70, flagrantes do cotidiano urbano, prédios, peças de publicidade e celebridades. Quase tudo gira em torno de São Paulo ? cearense, Chico morou quase a vida toda na capital paulista. Então, entre os 130 cliques, em apenas um aparece uma praia: justamente o mar do Rio, numa propaganda dos Tecidos Domus, de 1959.

historias-cariocas-05.jpg
historias-cariocas-05.jpg ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.