Continua após publicidade

Exposição marca volta do artista plástico Juarez Machado ao Rio

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Heloiza Gomes
Atualizado em 2 jun 2017, 12h22 - Publicado em 7 nov 2015, 00h00

Inspiração Carioca

Um Passeio pelo Mundo de Juarez Machado marca a volta do artista plástico ao Rio, depois de 23 anos sem expor na cidade. Entre as 160 obras que integram a exposição, doze fazem parte da série Rio de Agora, Rio de Outrora (como a que ilustra a nota). “É um culto aos 450 anos do Rio, do Rio que adotei de papel passado. Mesmo morando na Europa há mais de trinta anos, sempre fiz questão de manter um ateliê em Copacabana”, explica o catarinense Juarez, que viveu no Rio de 1965 a 1978. Daí a influência carioca em seu trabalho. “Meu estilo se assemelha ao de uma escola de samba. As músicas, as roupas, o batuque, as alas compõem os capítulos de uma história. Como pintor, trilho o mesmo caminho. Não me interessa pintar um só quadro. Eu pinto um tema; eu produzo uma ópera”, diz. A mostra fica no Centro de Exposições da Galeria Dom Quixote (CasaShopping), na Barra, de 12 de novembro a 6 de dezembro.

Um céu de estrelas

No ano que vem, quando for aberta ao público, a Estação Jardim Oceânico (Barra da Tijuca), da Linha 4 do metrô, trará uma bela surpresa para as 91 000 pessoas que cruzarem diariamente seus corredores. No vão central, foi construído um arco de 68 metros de comprimento por 10 de largura, que lembra um céu estrelado. O efeito será obtido por meio de uma centena de pontos de captação de luz natural. Além de ter um visual arrojado do lado de dentro, a mesma estrutura contará com um telhado verde, onde será plantada uma espécie de jardim, o que garantirá o isolamento térmico no subsolo.

Estação Jardim Oceânico
Estação Jardim Oceânico ()
Continua após a publicidade

Samba e cerveja

Em 2016, vai fazer 100 anos que o primeiro samba — Pelo Telefone, de Donga (1890-1974) e Mauro de Almeida (1882-1956) — foi gravado. E, para comemorar o centenário do gênero, a Antarctica lança uma série de embalagens para colecionadores, com trechos de músicas estampados nas garrafas. As escolhidas foram A Voz do Morro, de Zé Keti (1921-1999), Com que Roupa?, de Noel Rosa (1910-1937), e Samba da Minha Terra, de Dorival Caymmi (1914-2008). Elas já estão à venda desde 7 de novembro, mas a festa de lançamento vai acontecer no sábado 14. É quando serão realizadas dez rodas de samba tradicionais, como Galocantô, no Trapiche Gamboa, e Samba do Trabalhador, no Clube Renascença, todas com entrada gratuita.

Garrafas da Antártica estampadas com trechos de músicas
Garrafas da Antártica estampadas com trechos de músicas ()

Cem anos de educação

Continua após a publicidade

Em 13 de novembro, os grupos Celebrare e Bossa in Nova animam a festa em comemoração aos 100 anos do Liceu Franco-Brasileiro. Fundado em 1915 para receber os filhos de famílias vindas da França, o colégio logo se transformou em opção para brasileiros e tradição de ensino no Rio. Por lá passaram personalidades como o cineasta Walter Salles, o arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) e a atriz Irene Ravache. “Era um colégio moderno para os padrões da década de 60, tanto que as meninas também jogavam futebol. Mas eu era péssima”, recorda Irene. Atualmente, a instituição possui cerca de 2 000 alunos e 500 candidatos na lista de espera por uma vaga.

Colégio Liceu Franco Brasileiro
Colégio Liceu Franco Brasileiro ()

5000 bolsas de estudo…

…integrais, financiadas pelo Senac-RJ, serão distribuídas a filhos e cônjuge, com idade entre 16 e 24 anos, de policiais militares. Elas poderão ser utilizadas para cursos de ensino a distância (EAD), de formação inicial e continuada, habilitação técnica e todas as qualificações livres oferecidas pela instituição. Mas não poderão exceder 10% de vagas por turma. O convênio, assinado pelo estado, pela Fecomércio-RJ, pela Secretaria de Segurança e pela PM, está valendo desde 1º de novembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.