Empresas de ônibus entram na Justiça para aumentar tarifa

Ação pede que passagem aumente para 3,95 reais; Crivella afirma que só autoriza reajuste com 100% da frota climatizada

A decisão do prefeito Marcelo Crivella de manter o preço das passagens dos ônibus cariocas não deixou todos felizes. Os quatro consórcios que operam os ônibus na cidade do Rio (Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca) entraram com uma ação na Justiça para exigir o aumento da atual tarifa. As empresas querem que o valor da passagem seja reajustado com base nos índices de inflação registrados no ano passado. Com isso, passaria de 3,80 reais para 3,95 reais.

De acordo com o contrato de concessão, assinado em 2010, está previsto um aumento anual nas tarifas, baseado nos custos do setor. No fim de 2016, o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes sugeriu que o valor passasse para R$ 3,95, mas deixou a decisão para Marcelo Crivella, seu sucessor, que rejeitou o aumento. Crivella disse que o aumento da tarifa só seria concedido quando as empresas cumprissem a meta de climatizar todos os ônibus da cidade.

Segundo nota do sindicato RioÔnibus, “a decisão da Prefeitura do Rio de não reajustar as tarifas, em desobediência aos termos da concessão assinada em 2010, tem causado o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato estabelecido com as empresas, que sem o reajuste — que deveria ter ocorrido na primeira semana de janeiro, há quase 120 dias — não têm condições de arcar com os aumentos de custos referentes a 2016 (dissídio, insumos, serviços, tributos etc)”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s