Continua após publicidade

Em Torno da Fábrica

Artistas promovem oficinas com moradores da Região Portuária na antiga fábrica de chocolates Bhering

Por Da Redação
Atualizado em 2 jun 2017, 13h00 - Publicado em 19 set 2014, 22h18

A Bhering funcionou como fábrica de doces e chocolates até o fim dos anos 90 no bairro Santo Cristo, Zona Portuária do Rio. Uma década depois, o local foi ocupado por artistas, fotógrafos e profissionais da indústria criativa. Hoje, cerca de 70 ateliês fazem o espaço respirar cultura e arte. O projeto Em Torno da Fábrica foi a ação mais recente que a fábrica recebeu, abrindo as portas especialmente para os moradores da área.

 

A primeira edição do projeto foi patrocinada pelo Prêmio Porto Maravilha Cultural e elaborada pela artista plástica Maria Eugênia Baptista e pelo produtor Leonardo Velasquez. Aproximadamente 80 alunos participaram das oficinas gratuitas oferecidas em quatro sábados entre maio e junho. “A ideia era dar essa oportunidade para nossos vizinhos e foi bonito ver como eles se envolveram. Muitos nunca tinham entrado ali ou visitaram quando ainda funcionava como fábrica. Sempre acreditei no projeto, mas superou as nossas expectativas”, contou Maria Eugênia.

Dez oficinas foram oferecidas em quatro sábados
Dez oficinas foram oferecidas em quatro sábados ()

Com o sucesso da primeira edição, os organizadores já estão pensando na segunda e esperam conseguir ajuda da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Para a artista plástica, é importante estimular a cultura na região e envolver os moradores: “No encerramento das nossas oficinas, fizemos uma comemoração com exposição do que produzimos ao longo do projeto. Convidei as pessoas que vendem comida na área e o nosso coquetel tinha guloseimas como cuscuz, tapioca, pipoca e acarajé”, disse Maria Eugênia.

Continua após a publicidade

Enquanto outra edição do Em Torno da Fábrica não chega, é possível conhecer a Bhering em outros eventos. No Fábrica Aberta, dia 12 de agosto, todos os ateliês abrirão as portas ao público.

Em setembro, o prédio participará do roteiro da feira de arte contemporânea ArtRio, uma das maiores do mundo.

Endereço: Rua Orestes, 28 – Santo Cristo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.