Duas agências dos Correios deixam de entregar um milhão de cartas

Paralisadas por tempo indeterminado, agências localizadas em Botafogo e Benfica acumulam correspondências

Duas unidades dos Correios no Rio de Janeiro estão paralisadas por tempo indeterminado e o acúmulo de cartas e encomendas já chega a cerca de um milhão nos pontos de distribuição, segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos (Sintect/RJ). Há cerca de 800 mil cartas no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) Botafogo, zona sul da cidade, e 160 mil encomendas paradas na Central de Tratamento de Encomendas (CTE) de Benfica, na zona norte.

Em Botafogo, a paralisação começou na terça-feira passada (20), enquanto em Benfica, a interrupção chegou ao segundo dia nesta segunda-feira (26). De acordo com o secretário-geral do Sindicato da categoria, Ronaldo Martins, os trabalhadores da unidade de Benfica estão convivendo com ratos, pombos e gatos no local de trabalho, uma vez que o contrato com a empresa responsável pela limpeza terminou há cerca de quatro meses e nenhuma outra foi contratada para o serviço.

+ Verba de universidades estaduais será reduzida pela metade

+ Matrícula Fácil inicia primeira fase de inscrições nesta terça (27)

“Não há nenhuma condição de higiene no local. Os trabalhadores daquela unidade não têm o mínimo de condição para exercer o trabalho. Eles reclamam, principalmente, da questão da limpeza da unidade. Então, estamos esperando que cheguem os profissionais de limpeza no local, para retomar a normalidade”, afirmou Martins.

Já na unidade de Botafogo, foram retirados 12 distritos (áreas de atuação do carteiro) e ampliada a abrangência geográfica dos outros. Para o sindicato, a mudança sobrecarregou o trabalho dos carteiros, que passaram a atuar em uma área maior do que na anterior. Martins classificou a decisão como arbitrária, porque a atitude teria sido tomada sem diálogo com os trabalhadores.

“Ela [a empresa] simplesmente fez o desmembramento, e não comunicou ao sindicato. Entendemos que isso foi arbitrário. Estamos pedindo que retornem os pontos de entrega, porque só assim será bom para os moradores da zona sul e para a população”. Depois disso, os trabalhadores excedentes seriam realocados para outra unidade.

O secretário explicou que essa atitude de sobrecarregar o serviço dos carteiros e deslocar os trabalhadores excedentes para outras unidades é para maquiar a falta de trabalhadores. Ele pede concursos públicos para aumentar o quadro funcional de carteiros. Segundo ele, são cerca de 13 mil carteiros na cidade. Em Benfica, trabalham cerca de 200 pessoas, e em Botafogo, cerca de 50.

Em nota, os Correios informaram que os empregados já foram avisados que está em andamento a assinatura de novo contrato para o serviço de limpeza da unidade de Benfica. Segundo os Correios, o contrato deve ser firmado até o dia 4 de novembro. “Até que o novo contrato seja firmado, serventes remanejados de outras áreas estão realizando a limpeza diária das dependências do CTE.”

Segundo a nota, para não prejudicar o encaminhamento das encomendas, empregados de outras unidades foram remanejados para manter o funcionamento da unidade de Benfica. Em Botafogo, os Correios disseram que há apenas uma paralisação parcial de empregados, e que foram adotadas providências para melhorias na unidade. Segundo a empresa, a entrega de encomendas e telegramas está sendo feita por outras unidades e que há um esquema também para entrega de cartas.

“A decisão sobre o redimensionamento de efetivo do CDD Botafogo – retirada de 12 distritos – levou em conta a diminuição do volume de cartas recebidas na unidade nos últimos quatro anos, que foi da ordem de 40%”, disse a empresa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s