Continua após publicidade

Inverno light

Dez alternativas para passar a estação do frio e das comidinhas pesadas sem engordar

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 14h23 - Publicado em 22 jun 2013, 00h46

Não, você não é guloso(a). Comer mais no inverno é normal. A nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat explica que, para funcionar perfeitamente, nosso organismo precisa estar com uma temperatura interna de aproximadamente 36,9ºC. E adivinha de onde vem o calor? Dos alimentos, que ajudam a fornecer a energia necessária para que o corpo se mantenha aquecido. “Por isso comemos mais no frio, quando o organismo precisa de mais calorias para se manter quentinho”, diz. Mas, para não cair em tentação e aproveitar a estação sem medo de ganhar peso, confira 10 dicas e fuja dos quilinhos extras na temporada.

1 – Abuse das sopas e caldos à base de legumes, que, além de aquecer, são preparações menos calóricas. Mas lembre de deixar o queijo e as torradinhas de lado. Invista nas folhas verdes como acompanhamento.

2 – Troque o chocolate quente pelo chá. O chá verde, por exemplo, é uma ótima opção para se ter em casa. Faça uma porção para a parte da manhã e outra para de tarde. Assim, as propriedades nutricionais não se perdem. Esquente a bebida quando for consumi-la.

3 – Frutas, principalmente as cítricas como laranja, limão, goiaba e acerola, são ricas em vitaminas e minerais que aumentam as defesas do organismo e evitam doenças. Manter-se saudável também é importante para manter o peso ideal.

Continua após a publicidade

4 – Evite molhos gordurosos à base de queijos e creme de leite, dando preferência aos molhos de tomate e manjericão, por exemplo.

5 – Escolha as carnes magras, como frango e peixe. Prepare-as na pressão ou grelhadas. Já as frituras não devem ter vez, pois, além de serem bombas calóricas, são ricas em gordura saturada, que está entre os principais vilões de doenças cardiovasculares.

6 – Para o fondue salgado, prefira as carnes ao invés do queijo. Dica: grelhe a carne antes em uma frigideira para que, na panela, ela não absorva tanta gordura. Procure fazer molhos mais saudáveis como acompanhamento, dispensando o creme de leite e a maionese.

Continua após a publicidade

7 – Quando o assunto é fondue de chocolate, prepare-o numa consistência mais rala, com chocolate mais amargo (engorda menos, pois tem menos açúcar), e abuse das frutas como acompanhamento. Nada de marshmallows e afins.

8 – Modere no consumo de bebidas alcoólicas. Se for beber, dê preferência ao vinho.

9 – Beba água. Mesmo no frio, sentindo menos sede, é importante se hidratar. Tome ao menos 1,5 litros por dia, o que também ajuda a saciar a fome.

Continua após a publicidade

10 – A prática de exercícios físicos não deve ser esquecida no inverno, mesmo que a preguiça de sair debaixo das cobertas seja grande. Procure fazer atividades físicas indoor ao invés de caminhadas e atividades externas, pois o ventinho gelado pode ser um desmotivador. Clique aqui e saiba mais sobre a yoga quente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.