Continua após publicidade

Dicas para não sofrer com o relógio

Especialista em sono dá dicas para a adaptação ao horário de verão

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 5 dez 2016, 14h06 - Publicado em 18 out 2013, 19h36

Mesmo sendo uma mudança de apenas uma hora, algumas pessoas podem sofrer para se adaptar ao horário de verão. ?Perder uma hora de sono pode parecer pouco, porém, o cérebro sente muito mais do que podemos supor, sobretudo, em relação à alteração da produção hormonal e fragmentação do sono?, explica Renata Federighi, que atua como consultora do sono da marca de travesseiros Duoflex. Entre os sintomas, estão irritabilidade, estresse, baixa produtividade, cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, mau humor, alteração do apetite e diminuição na capacidade de concentração. Para não sofrer com nada disso, veja alguma dicas da profissional para uma rápida adaptação ao horário de verão:

– Vá para a cama um pouco mais cedo, para acostumar seu relógio biológico ao novo horário;

– Mantenha a disciplina para que seu relógio biológico entenda e se adapte mais facilmente ao novo horário. Durante o sono ocorrem alterações psicológicas e hormonais que dependem dessa regularidade;

– Escolha um ambiente com temperatura agradável, silencioso e escuro para dormir. A luz prejudica os ciclos biológicos e interrompe a produção hormonal (cortisol e melatonina), causando a sensação de cansaço pela manhã;

– Um sono reparador mantém a saúde em dia, melhora a disposição e o desempenho das atividades intrínsecas para qualquer indivíduo. Procure descansar, pelo menos, de sete a oito horas. Isso contribui para o funcionamento normal do cérebro e para os processos de memória.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.