Dia de Finados leva milhares de visitantes aos cemitérios do Rio

Somente no Cemitério São João Batista, em Botafogo, bairro da zona sul, são esperados hoje 70 mil pessoas

Dezenas de milhares de pessoas deverão comparecer nesta segunda, (2), aos 20 cemitérios da capital (13 dos quais públicos) para prestar homenagem aos parentes, amigos  e personagens públicas nesta segunda-feira chuvosa de Finados.

Somente no Cemitério São João Batista, em Botafogo, bairro da zona sul, são esperados hoje 70 mil pessoas. Segundo a administração do São Batista nestes três dias que envolvem o feriado prolongado,  cerca de 200 mil pessoas terão passado pelo Cemitério.

+ Circo Voador tem programação especial no feriado de Finados

+ MAR abre excepcionalmente nesta segunda (2)

Além de parentes e amigos, milhares de fãs de artistas, intelectuais e escritores estarão visitando túmulos e jazigos como do escritor Machado de Assis e do arquiteto Oscar Niemeyer.

Lá estão também os túmulos mais visitados; de Alberto Santos Dumont,  considerado o pai da aviação;   dos cantores e compositores Cazuza, Tom Jobim; e da cantora Carmem Miranda.

Para evitar o tumulto e as aglomerações que geralmente acontecem no dia de hoje, parentes e amigos aproveitaram os dois dias que antecederam esta segunda-feira para homenagear seus mortos.

O trânsito é confuso nas imediações dos principais cemitérios da cidade, como o de São João Batista,  São Francisco Xavier (no Caju) e o Cemitério do Catumbi, ambos na zona norte.

Guarda Municipal

O esquema mantado para garantir e coordenar a visita aos cemitérios da cidade, a Guarda Municipal está contando uma Operação Especial com mais de 500 agentes, que estarão espalhados pelos 13 cemitérios públicos que funcionarão das 6h às 20h.

Eles atuarão na fiscalização, controle urbano, atendimento ao público e coordenação do trânsito. Em todos os cemitérios haverá missas praticamente de hora em hora, principalmente nos de Botafogo e do Caju.

O estado do Rio de Janeiro amanheceu nesta segunda-feira sob a influência de baixa pressão que atua sobre a toda a Região Sudeste, deixando o tempo instável também na capital. A previsão é predomínio de céu encoberto, com chuva fraca a moderada, ao longo do dia. A temperatura, em declínio, deverá variar entre a máxima prevista de 28 graus Célsius (°C)  e a mínima de 18°C.

Apesar da chuva, os dois principais aeroportos da cidade, O Aeroporto Internacional Tom Jobim – RioGaleão e Santos Dumont operam normalmente, com pistas abertas para pouso e decolagem com boa visibilidade. Os voos estão normais. As estradas estaduais e federais operam dentro da normalidade, com movimento reduzido e pistas escorregadias, o que leva a Polícia Rodoviária Federal a recomendar cautela aos motoristas, principalmente no final do dia, quando milhares de pessoas estarão voltando à cidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s