Corrida abre comemorações do feriado de São Sebastião no Rio

A tradicional prova, que faz parte das comemorações oficiais do feriado do santo padroeiro da capital fluminense, reuniu mais de 5 mil atletas

As comemorações oficiais do feriado de São Sebastião, celebrado hoje (20) no Rio de Janeiro, começaram nas primeiras horas da manhã, com a Corrida de São Sebastião, no Aterro do Flamengo, zona sul. A tradicional prova, que faz parte das comemorações oficiais do feriado do santo padroeiro da capital fluminense, reuniu mais de 5 mil atletas.

O aposentado Cirilo José de Sousa, 67 anos, participa da corrida há seis anos. “Este ano, corri só 5 quilômetros (km), porque estou ruim do joelho, mas ano passado fiquei em segundo lugar na minha categoria, nos 10 km, com 38 minutos. Comecei a correr com 40 anos. Tinha me metido em coisa errada e a corrida salvou minha vida, foi uma renovação. É um vício danado”, contou.

+ Saiba o que funciona no Dia de São Sebastião

Os atletas Adriana Duarte e Sidney Neves correram com o filho, Eduardo, de 11 meses, no carrinho. “Somos corredores há muitos e muitos anos, nos conhecemos em corrida e queremos isso para ele também no futuro. Sempre trazemos ele, já fizemos de 10 km, de montanha, ele corre com a gente desde os três meses”, comentou Adriana, que correu até os seis meses de gravidez.

Além dos corredores amadores, atletas de ponta também participaram da competição. O etíope  Dawit Fikadu Admasu ficou com a medalha de ouro, seguido dos quenianos William Kibor e Joseph Tiophil Panga. Entre as mulheres, a tanzaniana Failuna Abdi Matanga ganhou o primeiro lugar, seguida da queniana  Carolyne Chemutai Komen e da brasileira Joziane da Silva Cardoso.

“Estou feliz pelo terceiro lugar, pois é uma prova forte e disputada, mas vou sempre procurar melhorar”, comentou Joziane, que tem 30 anos e corre há dez.

Os cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina de 10 km receberam prêmios em dinheiro e troféus.

Procissão em homenagem a São Sebastião

A tradicional procissão do padroeiro da cidade começará na Basílica Menor do Santuário de São Sebastião na Tijuca, zona norte, às 16h, e percorrerá as ruas do centro até a Catedral Metropolitana, onde o cardeal arcebispo dom Orani Tempesta dará a benção aos fiéis. Em seguida, será encenado o Auto de São Sebastião.

Atividades culturais espalhadas pela cidade

Além das atividades esportivas e religiosas, o dia conta com dezenas de atividades culturais no Roteiro Cultural São Sebastião, criado pela Secretaria Municipal de Cultura especialmente para a data, com boa parte da programação gratuita ou a preços populares.

Entre os destaques da programação está a feijoada com roda de samba da cantora Cassiana Pérola Negra, para celebrar o aniversário de quatro anos da Arena Carioca batizada em homenagem à mãe, Jovelina, na Pavuna. Os 100 primeiros não pagam pela feijoada. No repertório, Feirinha da Pavuna, Luz do Repente e Menina, você bebeu, além de músicas de D. Ivone Lara, Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal. São 50 feijoadas grátis para as primeiras pessoas que chegarem, a partir das 13h.

Com classificação livre e ingresso gratuito, será apresentada às 19h a peça American Blues, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, na zona norte, baseada na obra do dramaturgo norte-americano, Tennessee Williams. Na Lona Terra, em Guadalupe, haverá aula de violão e guitarra, de graça, na manhã deste feriado de São Sebastião.

Na zona sul, o Verão Musical no Castelinho volta a agitar a garagem do Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, no Flamengo, com a cantora Simone Mazzer.

O Baile do Almeidinha, idealizado pelo bandolinista Hamilton de Holanda, fará edição especial às 21h, no Imperator Centro Cultural João Nogueira, no Méier, zona norte. O ingresso custa R$ 40 e a classificação é de 16 anos.

Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados nas páginas: www.facebook.com/SMCulturaRio e www.twitter.com/Cultura_RIO

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s