Conheça Fátima, a robô que alerta os usuários que publicam notícias falsas

Criada pelo site carioca Aos Fatos, novidade entrou em funcionamento na quarta (18)

 (Aos Fatos/Divulgação)

O site carioca Aos Fatos lançou nesta quarta (18) Fátima, uma robô que alerta os usuários do Twitter que publicam notícias falsas. Em menos de 24h, a novidade já conta com quase 1500 seguidores.

Com foco nas eleições, Fátima monitora a cada 15 minutos as mensagens publicadas no Twitter. Quando identifica alguma publicação com link para uma notícia falsa, a robô alerta o usuário para a situação e recomenda a leitura das informações corretas no site Aos Fatos, que tem uma equipe de jornalistas voltada para checagem de informações divulgadas na internet e em outros meios.

O novo serviço vem a público após 1 mês de testes. Nesse período, Fátima identificou 881 tuítes com notícias falsas e postou 500 mensagens com links para publicações com as informações corretas. Em 30 casos, os autores dos posts associados a fake news apagaram seus textos originais após o alerta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s