Marcia Ximenes promove ações socioeducativas em escolas públicas

A produtora está à frente de um projeto que leva gratuitamente à criançada um espetáculo teatral com o objetivo de mostrar como a ciência está presente no cotidiano

Depois de trabalhar vinte anos como produtora cultural, há cinco Marcia Ximenez abriu a sua empresa, a Kommitment, em sociedade com o marido, Fernando Ramos. E decidiu juntar o útil ao agradável. Em paralelo aos projetos de música, teatro e dança, ela resolveu promover ações socioeducativas. Atualmente, está à frente do projeto Ciência em Ação, que leva, gratuitamente, a escolas públicas o espetáculo teatral de mesmo nome, com o objetivo de mostrar à criançada como a ciência está presente no seu dia a dia. “A peça é dirigida ao público de 6 a 12 anos. Ela aborda vários temas, como consumo consciente de água e energia, reciclagem e sustentabilidade. Tudo com demonstrações experimentais. No final, tem criança que diz que quer ser cientista. O retorno é muito legal”, conta Marcia. 

“O projeto dá acesso à ciência e também às artes cênicas, porque muitas crianças não têm oportunidade de ir ao teatro”

O espetáculo, com dois atores em cena, dura cinquenta minutos e é um misto de teatro e workshop, no qual o público é convocado a participar em tarefas como fabricar geleca e gel para o cabelo. Tudo é feito de forma lúdica, como na atividade chamada de “pasta de dente de elefante”, que mostra como as reações químicas promovem mudança de cor, temperatura e formato. Assim, as crianças aprendem conceitos como os da camada de ozônio e da sustentabilidade. “O tema foi escolhido porque a ciência é pouco estimulada no Brasil e o público em geral vê os cientistas como pessoas estranhas, que apresentam um certo grau de excentricidade. O projeto ainda dá acesso às artes cênicas, porque muitas crianças não têm a oportunidade de ir ao teatro”, diz Marcia, que já agendou cinquenta apresentações até o fim do ano. “Vamos a escolas municipais localizadas em comunidades carentes, como Engenheiro Rubens Paiva, Cidade de Deus, Complexo da Maré e Thomas Coelho. E esperamos chegar a outras cidades e estados”, diz. Enquanto o Ciência em Ação não alça novos voos, a produtora vem conversando com os coordenadores das escolas cariocas para que estimulem os professores a dar continuidade ao trabalho em sala de aula, misturando ciência e arte.

+ Érica Nunes criou curso para barbeiros com vagas gratuitas para jovens

+ Cynthia Howlett ministra palestras sobre alimentação em escolas

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s