Continua após publicidade

O novo lar da arte latina

Coletiva reunindo obras de dez artistas colombianos inaugura a Casa Daros, em Botafogo

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h56 - Publicado em 15 mar 2013, 15h27

Criada em 2000 pela bilionária suíça Ruth Schmidheiny, a Daros Latinamerica é considerada uma das mais diversificadas coleções de arte latino-americana na Europa: já ultrapassa a marca de 1?000 trabalhos de aproximadamente 120 criadores. Guardadas em Zurique, as obras vêm sendo reunidas em mostras realizadas em diversas cidades do planeta, a exemplo de Sydney, Dublin, Vancouver, Nova York, Madri, Bogotá, Montevidéu e São Paulo. Até agora, porém, o acervo nunca havia tido um espaço fixo para exibição fora da Suíça ? realidade que muda a partir de sábado (23), com a inauguração, em Botafogo, da Casa Daros. Instalada em um casarão de estilo neoclássico, construído em 1866 e inteiramente reformado, a instituição abre as portas com Cantos Cuentos Colombianos. A curadoria é do alemão Hans-Michael Herzog, braço-direito de Ruth e diretor artístico da coleção.

A mostra que vem ao Rio já foi montada no suíço Daros Museum, hoje fechado, mas dividida em duas partes ? a primeira foi apresentada em 2004 e a outra no ano seguinte. Estão reunidos dez dos melhores artistas da atual cena colombiana. São 75 obras, entre fotografias, instalações, vídeos, impressões, objetos e esculturas. Conhecido por representar ícones da cultura pop em esculturas no estilo da arte pré-colombiana, Nadín Ospina comparece com duas criações nessa linha, brincando com personagens de Walt Disney: Barriguda (2001), uma Minnie de cerâmica, e Chacmool (2000-2003), um Pateta de pedra. Autora de peças no acervo de Inhotim, importante centro de arte contemporânea em Brumadinho, Minas Gerais, Doris Salcedo apresenta um trabalho sem título, de 1998, um curioso armário cheio de concreto, enquanto Fernando Arias exibe Lego Coffin (Homage to the Children of the Drug War), de 2000, um caixão composto de peças de Lego. Os demais artistas são José Alejandro Restrepo, Juan Manuel Echavarría, Maria Fernanda Cardoso, Miguel Ángel Rojas, Oscar Muñoz, Oswaldo Macià e Rosemberg Sandoval. Boa-nova: a entrada será gratuita até 14 de abril.

Cantos Cuentos Colombianos. Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. Quarta a sábado, 12h às 20h; domingo, 12h às 18h. Grátis até 14 de abril. A partir de 15 de abril: R$ 12,00. Grátis para crianças de até 12 anos e às quartas. Meia-entrada para idosos e estudantes com mais de 12 anos. A bilheteria fecha meia hora antes do término do horário de visitação. Até 24 de agosto. A partir de sábado (23). https://www.casadaros.net.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.