Continua após publicidade

Búzios lança campanha para receber vela olímpica

Com Baia de Guanaraba poluída, comissão da cidade da Região dos Lagos faz movimento para sediar provas nos jogos de 2016

Por Pedro Moraes
Atualizado em 2 jun 2017, 12h30 - Publicado em 5 ago 2015, 17h47

O resultado catastrófico de um teste em amostras da água da Baia de Guanabara, divulgado na semana passada pela agência de notícias Associated Press, acendeu o sinal de alerta sobre a disputa das provas de vela na Olimpíada do Rio. Os altos níveis de bactérias e vírus somados ao lixo boiando na superfície do mar ganharam as manchetes de jornais em todo o mundo, como o caso do inglês The Guardian e o americano The New York Times. Diante da repercussão da falida promessa do estado em despoluir o importante trecho do litoral carioca cogitou-se a hipótese da mudança da competição para Búzios. A ideia foi rapidamente apoiada pela cidade e um movimento surgiu entre empresários e políticos da cidade balneária.

+ Parque Olímpico está 82% pronto e obras estão no prazo

+ A um ano da Olímpiada, Rio corre para despoluir a Baía de Guanabara

A Associação de Hotéis, a Associação Comercial e o Convention Bureau de Búzios se uniram, com a benção da prefeitura local, numa campanha para levar as provas dos jogos olímpicos para suas águas. O movimento #VelaEmBúzios2016 já tem logomarca e fanpage no Facebook. Lá é possível inclusive assinar uma petição on-line apoiando a iniciativa. “Torcemos pela despoluição da Baia de Guanabara, mas diante dos problemas, Búzios se coloca a disposição da organização da Olimpíada para que as provas de vela sejam disputadas aqui”, afirma o prefeito André Granado, que negou a intenção em constranger o comitê organizador Rio 2016. “Tudo será feito com respeito”, garante.

Campanha Búzios
Campanha Búzios ()
Continua após a publicidade

Apesar do discurso diplomático já está sendo organizada uma barqueata em prol da campanha. No sábado (8), embarcações vão deixar o Cais dos Pescadores, na Praia da Armação, e navegarão até o Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos, onde são tradicionalmente disputadas as regatas. “Estamos buscando audiências com as autoridades estaduais e federais, além dos comitês organizadores, para demonstrar que Búzios está pronta para receber as competições de vela em 2016”, afirma Thomas Weber, vice-presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau.

+ A um ano dos Jogos, falta de locais para treinar prejudica atletas

A favor da candidatura de Búzios contam a infraestrutura hoteleira, com 12 mil leitos, o polo gastronômico, a disponibilidade de uma área de 450 mil metros quadrados para a instalação dos equipamentos das provas e a experiência em sediar competições do esporte. No entanto, a mudança geográfica alteraria a dinâmica das provas já que as condições para velejar são bastante distintas. Segundo um atleta, que preferiu não se identificar, a ideia não deveria ser nem cogitada. “Todos os anos, vários velejadores vem ao Rio. Não houve casos de ninguém doente. Obviamente é desagradável todo aquele lixo, mas é preciso manter no Rio para pressionar o governo a despoluir a Baia. A ideia sempre foi esta”, afirma.

Apesar do reboliço armado em Búzios, oficialmente não há nenhum indicativo de que as competições possam mudar para a Região dos Lagos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.