Continua após publicidade

Ação reprime pesca predatória nas Ilhas Cagarras

Fiscalização recolheu acampamentos irregulares montados no arquipélago na manhã desta quarta (23)

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 15h35 - Publicado em 23 Maio 2012, 14h16

Monumento natural a cinco quilômetros da orla carioca, o arquipélago das Cagarras foi alvo de uma operação de fiscalização na manhã desta quarta (23). Realizada pela Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), que pertence à Secretaria de Ambiente do Estado, a ação tem como objetivo combater a pesca predatória na área de conservação federal. Foram desmontados acampamentos irregulares, instalados ali para serem utilizados como base para pescadores. A ação contou ainda com ajuda do Instituto Chico Mendes (ICMBio) , e apreendeu material de acampamento, comida, anzóis e varas de pesca. Não havia ninguém nas seis ilhas do arquipélago.

Conforme mostrou VEJA Rio, as Cagarras são lar para 200 espécies botânicas e zoológicas. Há ainda dois registros inéditos encontrados por biólogos, uma barata exótica e uma perereca. Para catalogar todas as espécies, a ONG Mar Adentro se dedica a fazer um inventário de animais e plantas da região. Cada vez que uma nova espécie é encontrada, os pesquisadores a coletam e entregam ao Museu Nacional, para que os especialistas possam estudá-la mais a fundo.

Veja também: uma galeria de fotos com espécies encontradas nas Cagarras, entre elas a aranha-marrom, uma das mais perigosas do mundo.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.