Continua após publicidade

Antonio Bandeira

Pioneiro do abstracionismo informal no Brasil, o pintor cearense tem sua trajetória celebrada na mostra Da Razão à Sensibilidade

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h26 - Publicado em 30 Maio 2013, 19h52

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Pioneiro do abstracionismo informal no Brasil, o pintor cearense tem sua trajetória celebrada em Da Razão à Sensibilidade. O nome da mostra é sugestivo: os 69 trabalhos reunidos no Centro Cultural Correios revelam como a sua pintura se transformou ao longo do tempo. De 1942, Mata Fresca, pequeno óleo sobre tela figurativo, retrata uma paisagem. Conforme os anos vão avançando, os quadros se tornam mais e mais abstratos ? ainda que, curiosamente, alguns sejam batizados com nomes bem concretos, caso de Jardim Vermelho, de 1953. Embora as telas, especialmente as das décadas de 50 e 60, sejam as estrelas da individual, o visitante tem a oportunidade de contemplar a grande variedade de técnicas a que Bandeira (1922-1967) se dedicou, como aquarelas, pinturas sobre madeira e desenhos em nanquim, guache, lápis de cor e grafite.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 16. www.correios.com.br.

Recorde: é do pintor a obra mais cara já leiloada no Brasil. Sol sobre Paisagem, tríptico de 1966, foi vendido por 3,5 milhões de reais em 2010

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.