Antiga Baía de Guanabara inspira exposição em Laranjeiras

Onde Morava o Mar, do escritor e artista visual Mauro Santa Cecília, ocupará a Glicerina Café & Galeria, em Laranjeiras, de quarta (22) a 20 de julho

Quando o Rio foi fundado, em 1565, a região entre as avenidas Beira-Mar e Presidente Antônio Carlos era parte da Baía de Guanabara. E é esse passado que serve de inspiração para a exposição Onde Morava o Mar, do escritor e artista visual Mauro Santa Cecília, que ocupará a Glicerina Café & Galeria, em Laranjeiras, de quarta (22) a 20 de julho. A mostra, que reunirá fotos e textos, é um desdobramento da música homônima, gravada pelo Blues Etílicos, em 2013, e composta por Mauro, Cláudio Bedran e Greg Wilson. “O mar do passado está só sugerido, pois evitei lançar mão de fotos antigas. Preferi produzir imagens de um Rio urbano e caótico, como ele é hoje”, explica.  

Tecnologia para os nervos


Tecnologia para os nervosTecnologia para os nervos

 (/)

O Pedro Ernesto é o primeiro hospital público a ganhar o serviço de monitoração neurofisiológica intraoperatória (MNIO), que avalia os sistemas nervosos central e periférico. O procedimento, pouco conhecido no Brasil,  é aplicado durante cirurgias, como as vasculares, de coluna e ortopédicas. “A técnica auxilia a equipe cirúrgica a mapear, por exemplo, tumores no cérebro, e a definir quanto deles pode ser retirado, com redução de lesões”, explica o neurologista Daniel Souza e Silva, responsável pelo serviço. O processo é simples. Durante a intervenção, são colocados eletrodos no paciente e, se um estímulo parar de chegar ao cérebro no tempo em que deveria fazê-lo, a equipe cirúrgica é avisada. “O MNIO reduz em mais de 40% a probabilidade de haver dano do sistema nervoso central”, afirma Silva. 

Sorvete olímpico


DIVULGAÇÃODIVULGAÇÃO

 (/)

Açúcar combina com esporte? O McDonald’s acha que sim. Por isso, promete instalar no Parque Olímpico, na Barra, o maior quiosque de sorvetes do mundo. “A gente chama assim, mas o nome correto é centro de sobremesa”, conta David Grinberg, diretor de comunicação corporativa. A denominação realmente condiz com o espaço de grandes proporções. Serão 200 metros quadrados, com 7 metros de altura, numa estrutura feita de madeira reciclada, onde serão servidos apenas sorvete de casquinha, McFlurry e sundae, além de água. “Os preços serão os mesmos de nossas lojas. Não haverá alteração, como é comum em eventos”, adianta Grinberg. A montagem do espaço começou no fim de maio e deve terminar em meados de julho, para os últimos ajustes antes da abertura, em 6 de agos

290 pessoas… 

…concluíram o Curso Técnico Cidade Olímpica, promovido pela prefeitura, em parceria com a Cisco, a Embratel e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total, foram 86 turmas e mais de 1 500 horas de aulas, ministradas nas Naves do Conhecimento em Triagem, Madureira, Padre Miguel e Nova Brasília. A qualificação, no entanto, não garante a contratação para trabalhar no evento — embora alguns dos formados já tenham sido selecionados. O foco é a inclusão social de moradores de comunidades por meio de novas tecnologias. Mas, além de TI, os participantes tiveram aulas de inglês e participaram dos eventos-teste para aprimorar o idioma. 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s