André Brasil é destaque no esporte paralímpico

O nadador conquistou uma coleção de medalhas e sagrou-se tetracampeão mundial. Agora, sonha com o topo do pódio nos Jogos do Rio

Se existe uma palavra que define a trajetória do nadador Andre Brasil é resiliência. Nascido e criado na Zona Norte carioca, Andre foi diagnosticado com poliomielite aos 6 meses de idade. Passou a infância em hospitais e, até os 8 anos, enfrentou sete cirurgias, além de vários tratamentos experimentais e muita fisioterapia. Mesmo com uma sequela na perna esquerda, dedicou-se a uma variada rotina esportiva durante a adolescência, que incluía basquete, handebol, futsal e tae kwon do. Mas foi na natação que descobriu uma forma de potencializar seus resultados a partir das próprias limitações. Acumulou uma notável trajetória de vitórias, mas, no fim do ano passado, viu-se frente a novas adversidades: teve diagnosticadas três hérnias cervicais que o deixaram afastado do esporte por três meses.

+ As lições dos atletas que lutam por uma vaga nos Jogos Paralímpicos de 2016

Em um poderoso esforço de superação, Andre não esmoreceu. Retornou aos treinos em dezembro com garra renovada e nos meses seguintes participou do Campeonato Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, na Escócia, e dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá. O resultado? Nove medalhas de ouro e três de prata. “A volta por cima depois de uma lesão séria deixa essas conquistas ainda mais especiais. Foi um ano de muito aprendizado, em que envelhecer e amadurecer no esporte fizeram parte da minha trajetória”, avalia.

Veterano na seleção brasileira, o atleta de 31 anos tornou-se o campeão absoluto das provas de 50 e 100 metros estilo livre. Sua hegemonia é indiscutível: detentor dos recordes das duas distâncias, sagrou-se tetracampeão mundial em 2015 e não sai do lugar mais alto do pódio há uma década. “Esses resultados me deixam mais esperançoso e contente de saber que estou no caminho certo para os Jogos do Rio”, diz. Para Andre, brilhar no maior evento esportivo do mundo, realizado em sua cidade natal, será a coroação de todos os seus esforços.     

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s