Uma volta… pelos sebos e livrarias do Centro com o escritor Ruy Castro

Desde a juventude, o escritor Ruy Castro cultiva o hábito de vasculhar as prateleiras da região central da cidade. Conheça os pontos favoritos dele por lá

Por Louise Peres
Atualizado em 5 dez 2016, 14h13 - Publicado em 30 ago 2013, 20h26
uma-volta.jpg
uma-volta.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Aluno da Faculdade Nacional de Filosofia, que funcionava na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro, Ruy Castro raramente podia ser visto em sala. Aos 20 e poucos anos, seu destino eram as livrarias e os sebos das ruas vizinhas, onde ficava enfurnado durante todo o horário das aulas. “Comprei coisas maravilhosas ali que tenho até hoje, entre as quais uma coleção completa dos livros de Charlie Chan, da editora Vecchi, com aquelas capas incríveis”, recorda o escritor, biógrafo de Nelson Rodrigues, Carmen Miranda e Garrincha. Quarenta anos depois, vasculhar as prateleiras da região continua sendo um de seus programas favoritos na cidade. “Gosto de passear por lá para ver o que há de novo nas barraquinhas e lojas, e depois ainda paro para comer uma omelete no Paladino, casa centenária que fica ali perto”, dá a dica o autor, que participará neste domingo (1º) de um bate-papo em comemoração aos trinta anos da Bienal do Livro, no Riocentro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.