Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Uma Volta… pelas igrejas históricas do Centro com o arcebispo Orani Tempesta

O arcebispo do Rio destaca as belezas e a história por trás dos principais templos históricos da região central da cidade

Por Louise Peres Atualizado em 5 dez 2016, 13h57 - Publicado em 19 dez 2013, 14h57

Desde que chegou à cidade, há cinco anos, dom Orani Tempesta assumiu como uma de suas missões conhecer as 252 paróquias que integram a arquidiocese do Rio. Entre tantos templos de fé espalhados pela capital, um conjunto em especial sobressaiu durante as visitas do arcebispo. “As igrejas do Centro são extremamente belas e têm um valor histórico para o catolicismo e para a própria cidade do Rio de Janeiro”, avalia o religioso, natural de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo. Além de elogiar os trabalhos arquitetônicos primorosos, dom Orani destaca a participação dessas construções na vida social dos cariocas. “Alguns desses cenários continuam plenamente atuais. É o caso da Candelária, de onde partem movimentos, passeatas e manifestações populares até hoje”, diz ele.

“História, beleza e memória estão em cada pedaço dessas igrejas. O carioca é privilegiado por ter tantos templos importantes concentrados em um só lugar”

Publicidade