Visões na Coleção Ludwig

Uma fração do rico acervo do magnata alemão Peter Ludwig pode ser admirada na coletiva em cartaz no CCBB

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 13h40 - Publicado em 16 Maio 2014, 18h34
Caue Ito/divulgação
Caue Ito/divulgação (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

Magnata da indústria do chocolate, o alemão Peter Ludwig (1925-1996) dedicou considerável fatia de sua fortuna à paixão pelas artes – consta que, durante boa parte da década de 70, ele teria adquirido uma obra por dia para a sua coleção. Uma pequena mas relevante fração desse acervo, estimado em mais de 20?000 peças, pode ser admirada na coletiva em cartaz no CCBB. Espaço geralmente reservado a obras monumentais, a rotunda é ocupada pela mais impactante das 64 criações expostas: Cabeça de Criança (1991), óleo e acrílica sobre tela do austríaco Gottfried Helnwein. Com 6 metros de altura, a pintura assombra pelo hiper-realismo. Do mesmo artista é exibido 48 Portraits (1991), reunião de fotos de mulheres importantes na história mundial, uma resposta à obra homônima do alemão Gerhard Richter, apenas com homens, concebida vinte anos antes e também presente na mostra. Nomes canônicos sobram na seleção. De Andy Warhol (1928-1987), por exemplo, há um retrato do próprio Ludwig, feito em serigrafia, e uma tela produzida a quatro mãos com Jean-Michel Basquiat (1960-1988), repleta de referências ao grafite. Cabeças Grandes (1969), um belo exemplar de Pablo Picasso (1881-1973), de quem o bilionário foi o terceiro maior colecionador privado do mundo, também justifica a visita.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 21 de julho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.